Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOTAS DA CÂMARA 01|07|2015  

COMPARTILHE

EXPOFEIRASessão Ordinária-Scar-Duas Rodas 048

O vereador Pedro Garcia (PMDB) usou espaço da Ordem do Dia para enaltecer o sucesso da 14ª edição da Expo2015 – Feira de Negócios do Vale do Itapocu – que é realizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu (APEVI). Pedro comentou que participou da plenária da Acijs, onde foi apresentado balanço do evento. De acordo com os organizadores a Feira movimentou 26.174 visitantes e gerou valor estimado de R$ 6 milhões. “Foi considerado positivo pela organização levando em conta o momento econômico e a coincidência com outros eventos na cidade no mesmo período, bem como as condições climáticas entre outros fatores”, anunciou. Ele disse que a feira teve 91 estandes no total, porém o número de empresas e entidades envolvidas com o evento chegou a 106 expositores e participantes em outras atividades, além da feira comercial.  Ele destacou ainda o Espaço Gourmet com 9 empresas ligadas ao Núcleo de Gastronomia Acijs e Apevi, que serviram 781 pratos e 2.000 lanches, e o workshop das noivas que contou com 19 empresas participantes e alcançou um público de 14.200 visitantes, evento que contou com a realização de concurso cultural com 260 participantes. Ao finalizar, parabenizou a Apevi pela realização deste evento que fomenta a economia jaraguaense.

 

CONFERÊNCIA INTEGRADA

A presidente do legiSessão Ordinária-Scar-Duas Rodas 072slativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry (PMDB), divulgou a realização por parte do executivo, da Conferência Municipal Integrada, que iniciou na noite de 30 de junho e vai até a tarde e quarta-feira, 1º de julho, na Sociedade Cultura Artística (Scar). Natália explicou que o encontro reúne três grandes eventos que ocorrerão simultaneamente: a 6ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente; a 1ª Conferência do Direitos da Pessoa com Deficiência e a 8ª Conferência de Assistência Social. Para ela, será um momento especial para discutir as políticas públicas voltadas as respectivas áreas. “Isso vai oportunizar aos participantes o conhecimento do vem sendo realizado na cidade nas áreas dos direitos das crianças e adolescentes, da pessoa com deficiência e política da assistência social, bem como traçar propostas para os próximos anos”, finalizou.

 

PLANO DE EDUCAÇÃO

Outro assunto levantado pela vereadora Natália na sessão de terça-feira (30/06) foi o Plano Municipal de Educação. Ela disse que recebeu questionamentos em relação a alguns pontos do Plano Municipal de Educação. Porém o ponto mais requisitado é o que trata da ideologia de gênero. A presidente ressaltou que em muitos municípios existe a dificuldades de aprovação de seus planos devido a esta discussão. “O Plano aprovado em Jaraguá do Sul não trata deste tema. Quando da aprovação do projeto, já havia constatado que não havia item que tratasse especificamente da ideologia de gênero. Mas busquei novamente a informação com a presidente do Conselho Municipal de Educação e ela disse que esse Plano foi extraído da Conferência Municipal de Educação, fórum legítimo de discussão e não consta qualquer artigo que trate deste tema”, garantiu. A presidente finalizou enfatizando que o Plano Municipal de Educação de Jaraguá do Sul trata do que prega a constituição federal, que todos são iguais perante a lei.

 

ESTRUTURA

O vereador Jair Pedri (PSDB) solicitou a retirada da pauta de votação, o Projeto de Lei nº 75/2015, que trata da estrutura administrativa da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Esta matéria é a que define os novos cargos a serem criados, para a realização do concurso público do legislativo. Pedri explicou a solicitação para retirada. Ele quer que a exigência para o cargo de assistente de gestão pública seja alterada. “No conteúdo atual, a exigência está apenas para profissionais com curso superior em Letras. Queremos que seja incluído nesta exigência, que além de Letras, os profissionais formados em Gestão Pública também possam prestar este concurso”, considerou. A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry, concedeu a retirada e ressaltou que esta alteração na estrutura administrativa vem sendo discutida desde 2014. Ela lembrou que uma reunião aconteceu há duas semanas, onde todos os parlamentares foram convidados para finalizar este assunta, para assim aprovar o conteúdo, e dar os encaminhamentos ao concurso público, sob a penalidade da Casa pagar multas pela não adequação administrativa. Ao finalizar, a presidente pediu que as alterações que venham a ser feitas sejam realizadas e aprovadas nas devidas comissões até na quinta-feira. “Queremos aprovar esta matéria na próxima sessão, para que o prazo de realização do concurso não fique comprometido”, solicitou.

 

JOÃO PESSOA

O vereador JoDSC04527ão Fiamoncini (PT) apresentou série de indicações direcionadas ao bairro João Pessoa. Ele comentou que estas solicitações são dos moradores daquele bairro, quando o parlamentar realizou mais uma edição do seu projeto “Vereador no Bairro” no mês de junho. Entre nos pedidos da comunidade estão a implantação de redutor de velocidade na Rua Arthur Gonçalves de Araújo, implantação de acostamento na Rua Manoel Francisco da Costa, especialmente no trecho que compreende a E.M.E.F. Machado de Assis, conserto do bueiro localizado nas proximidades do redutor de velocidade na mesma rua. Viabilizar a implantação de uma agência lotérica no bairro, oferecer atividades recreativas e de lazer para os moradores de terceira idade, implantação de lombada eletrônica e pintura da sinalização horizontal em toda extensão da Rua Márcio Pimentel. Implantação de lombada eletrônica na Rua Paulo Eggert, nas proximidades do Bar do Cavalo, troca de tubulação na Rua Thais Batista e implantação de acostamento e calçada no cruzamento das Manoel Francisco da Costa e Olga Rohweder da Costa.