Notas da sessão 09.06.11

vereador Afonso Piazera Neto (PR)

Implantação de estamparias em zonas mistas diversificadas

A indicação de iniciativa do vereador Afonso Piazera Neto no que se refere à implantação de empresas têxteis fora da zona industrial, aprovada no mês passado, foi citada por Piazera na sessão de quinta-feira, 9. Ele disse que recebeu a visita de empresas solicitando a alteração do zoneamento. “Recebemos ofício da Fujama (Fundação do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul) dizendo que foi feita a alteração e relataram que muitas empresas que não conseguiam se instalar na cidade agora conseguirão”, completou, agradecendo aos demais vereadores pelo voto favorável à indicação.

Jaraguá é reconhecida em produção Orgânica

vereador Amarildo Sarti (PV)

Jaraguá do Sul foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura na questão da produção orgânica. Para o vereador Amarildo Sarti, essa é uma notícia muito importante para os agricultores da cidade. “Lembro que este grupo em 2006 começou seu processo de certificação e colhe hoje os frutos. Mais uma prova de que o investimento, a capacitação e a confiança nesta atividade faz com que o engrandecimento de Jaraguá do Sul possa ser reconhecido”, ressaltou.

De acordo com ele, a medida facilitará para que os agricultores possam agregar valor aos produtos e fazer com que toda a sociedade também possa compartilhar do adicionamento econômico, servindo de exemplo para todos os que lutam na atividade.

Pedido de vacina para professores é recebido

vereadora Natália Lúcia Petry (PSB)

A vereadora Natália Petry informou na sessão de ontem, 9, que a indicação aprovada pela Câmara reivindicando a vacina antigripal para os profissionais da educação foi acatada pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT) e encaminhada ao Ministério da Saúde.

Natália disse, também, que há algum tempo munícipes que se utilizam do Museu da Paz enviaram e-mail para ela solicitando providências, por conta do incêndio ocorrido na Fundação Cultural no ano passado, que danificou o andar superior do prédio. A vereadora explicou que o incêndio não ocorreu devido às instalações elétricas, mas sim por conta de o equipamento ter esquentado. “Até o momento os reparos não foram feitos e os funcionários estão na parte de baixo. Os alunos estão sendo atendidos na câmara. As medidas ainda não foram tomadas no sentido de recuperar os danos causados naquele incêndio”, observou.

Demathê informa sobre duplicação da 280

vereador Lorival Demathê (PMDB)

O vereador Lorival Demathê informou sobre resultado de reunião com o governador Raimundo Colombo, na última quarta-feira, 8. O assunto foi a duplicação da BR-280, no trecho de 8,8 mil metros no perímetro urbano, de Guaramirim e Jaraguá do Sul. O trecho não é contemplado no projeto original de duplicação, que prevê, neste trajeto, a construção de um contorno.

Demathê disse que o governador sinalizou positivamente, mas pediu que empresários e entidades assumam a elaboração do projeto, como forma de agilizar o processo perante o governo do Estado.

Ele também comentou que lideranças políticas e empresariais vão à Brasília para cobrar a estadualização da rodovia.

O presidente da Câmara, Jaime Negherbon, agradeceu a representação de Demathê na reunião e disse que espera que o governo tome alguma providência. “Prometem, mas fazem pouca coisa por Jaraguá do Sul”, criticou.