Novo presidente dá seguimento aos trabalhos no Legislativo

Após uma semana de sua eleição como presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Alves vem dando sequência aos trabalhos do Legislativo. Devido ao tempo relativamente curto e às restrições da lei eleitoral, não estão previstas mudanças consideráveis em relação aos demais períodos da atual legislatura.

Uma das intenções do presidente é a contratação de um profissional para fazer a tradução em libras das sessões do Legislativo. O corpo técnico-administrativo da Casa está analisando a viabilidade da proposta junto a órgãos como Fecam e Ibam.

Por ser ano eleitoral, o presidente lembra que existem algumas restrições na ação administrativa, refletindo na diminuição do volume de projetos em tramitação. “A elaboração de projetos é tarefa de todos os vereadores e não depende da Presidência. Contudo, a Constituição limita a iniciativa, e não podemos apresentar todo e qualquer projeto”, explicou.

Além da responsabilidade sobre a parte administrativa e gerencial da Casa, o presidente também desempenha papel político relevante. Entre os quais, é incumbência da Mesa Diretora, sobretudo do presidente, a definição da pauta das sessões. Neste sentido, Francisco Alves entende que, respeitadas as prioridades de governo, não colocará em pauta projetos que acabaram de ser protocolados.

“Entendemos que a Câmara não pode se resumir a mera chanceladora das ações do Executivo. Precisa debater, discutir, analisar, melhorar e, por fim, votar uma proposição ou projeto. É para isto que o Legislativo está”, declarou.

Com relação à estrutura administrativa, Francisco Alves não planeja alterações este ano. Ele lembra que, de toda forma, qualquer mudança, como criação e extinção de cargos precisa, obrigatoriamente, ser submetida ao plenário. No entanto, adianta que está em curso o projeto que altera a estrutura da Casa, para posterior realização de concurso público. O projeto deve ser colocado em votação na sua gestão.

“A Câmara de Vereadores tem uma das estruturas mais enxutas, com 16 cargos comissionados e 10 efetivos, além dos cargos de gabinete. Mas há necessidade de equacionar algumas situações. Então cargos que hoje são de confiança serão transformados em efetivos, seguindo a orientação do Tribunal de Contas do Estado”, afirmou.