Oliveira justifica voto em projeto de sacolas verdes

Sessão Ordinária 070O vereador Jeferson de Oliveira usou a tribuna durante o espaço da Palavra Livre na sessão dessa quinta-feira (07) para esclarecer as motivações que o levaram a se abster do voto durante a deliberação do Projeto de Lei Nº 41/2015, que versa sobre a obrigatoriedade dos comércios em oferecer embalagens confeccionadas com material retornável. O vereador considera a obrigatoriedade abusiva. “A pessoa tem que pagar um monte de impostos para abrir um negócio e quando consegue tem que implantar estas sacolas verdes”, declara.

Segundo Oliveira, enquanto se colocam mais obrigações para a população, a administração continua sem prestar satisfação. “Nós temos que fazer tudo, mas os órgãos públicos não cumprem com suas obrigações”, afirma. O vereador critica o que ele considera falta de planejamento do programa Recicla Jaraguá que parou de distribuir as sacolas retornáveis nos domicílios. Para ele, esta ausência de preparação acontece em diversos setores na cidade e os principais prejudicados são os munícipes. “O projeto de reforma administrativa levou dois anos para chegar nesta casa. O prefeito disse que está aberto a conversas, mas porque não pensaram nisso antes de entrar com este projeto para votação?”, questionou.

Jeferson de Oliveira também demonstrou descontentamento com o projeto “Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido”. Recentemente, ele solicitou na tribuna um calendário com as datas em que o programa passaria pelos bairros. “Hoje foi anunciado pelo secretário responsável que o programa está suspenso por tempo indeterminado para poupar custos”, informa. “Você não pode dar esperança ao povo para depois retirá-la por tempo indeterminado”, lamenta. Ele acredita que é preciso lutar para que os projetos saiam do papel e que as obras iniciadas sejam também finalizadas.

Pedro Garcia, líder de governo na Câmara, explicou que a licitação das sacolas verdes distribuídas pelo programa “Recicla Jaraguá” não está atrasada. O que acontece, conforme Garcia, é que a licitação foi realizada e a empresa perdedora entrou com um recurso. “A distribuição das sacolas verdes não vem para aumentar os gastos dos comerciantes, em comparação com as brancas, elas são até mais baratas”, afirmou em resposta as preocupações de Oliveira. “Somente 50% das sacolas serão verdes. Elas vem para colaborar, o munícipe leva para casa e já pode reciclar”, finaliza.