Ordem do dia sessão 1º de dezembro

Pintura de faixas

O vereador Justino da Luz solicitou ao líder de governo José Osório de Ávila que intervenha junto ao setor de Trânsito da Prefeitura para que seja feita a pintura das faixas de pedestre. O pedido é direcionado às faixas em frente de escolas, centros de educação infantil e postos de saúde.

Divulgação de obras

A vereadora Natália Lúcia Petry também se reportou ao líder de governo, solicitando a divulgação prévia, por parte da Prefeitura, quando da realização de obras. Ela disse que os motoristas costumam ser pegos de surpresa, o que acaba dificultando ainda mais o tráfego. Segundo ela, se houver a comunicação, os motoristas podem pegar caminhos alternativos, diminuindo com isto os congestionamentos.

Ainda acerca do trânsito, o vereador Ademar Possamai informou que conversou com o diretor de Trânsito, José Schmitt, acerca das faixas de pedestres próximas aos parques fabris da empresa Weg. Segundo ele, a Prefeitura está trabalhando com equipe própria e os reparos estão sendo feitos à noite, salvo quando chove.

Imposto sobre medicamentos

A proposta de extinção da alíquota dos impostos sobre medicamentos foi levantada pelo vereador Amarildo Sarti. Ele elogiou a iniciativa do senador catarinense Paulo Bauer, que propõe a extinção da taxação de 34% de impostos sobre os medicamentos. “Não é uma proposta mirabolante. É uma proposta de mudança. Coloco para os senhores desta legislatura de que devemos acompanhar a proposta deste senador, que corajosamente faz uma mudança muito grande no contexto do tratamento da saúde no Brasil”, elogiou Sarti, solicitando o encaminhamento por parte da Câmara de uma moção para referendar a iniciativa.

Sessão itinerante

A Escola Rodolfo Dornbusch, no bairro Vila Lalau, foi a anfitriã da reunião da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 1º. A descentralização das sessões foi abordada no pronunciamento do vereador Afonso Piazera Neto. Para ele, a presença dos vereadores na comunidade é uma retribuição. “Acredito que seja um retorno daquilo que cada um ao votar esperava que acontecesse nos quatro anos de mandato”, disse.

Atuando no funcionalismo público há mais de 20 anos, Piazera também comentou que viu a escola nascer. Ele destacou a presença, na sessão, de pessoas que ajudaram na implantação da escola e em outras demandas do bairro. “Esta garra faz com que tenhamos excelentes pessoas defendendo as causas públicas da sociedade”, comentou.

O vereador disse, ainda, que entregará pessoalmente aos secretários e à prefeita o ofício com as solicitações da Associação de Moradores, relatado na sessão. “O mínimo que nós vereadores podemos fazer é vir até aqui e dizer muito obrigado, porque somos um elo entre vocês e o Executivo, talvez com um pouco mais de força, porque eles precisam dos nossos votos”, finalizou.

Presidência de partido

O vereador Francisco Alves comunicou estar assumindo a presidência do Partido dos Trabalhadores em Jaraguá do Sul. Na sessão, ele leu um ofício do presidente, Riolando Petry, comunicando afastamento para tratamento de saúde pelos próximos 60 dias. Francisco Alves é vice-presidente da sigla. “Quero deixar isto registrado e a público estimar melhoras a um grande batalhador, que é seu Riolando. Estarei atendendo a todos e a todas na medida do possível”, disse.

Documentos públicos

O vereador Jean Leutprecht disse que estão sendo negados, por parte da administração municipal, documentos públicos que dizem respeito à pista de atletismo. “A administração é uma caixa, e não se consegue documento nenhum, a não ser através de pedidos de informação, que nem sempre são aprovados”.

Leutprecht disse ter feito todos os encaminhamentos formais, via protocolo, mas continua sem resposta.