Organizador da 6ª Feira do Livro apresenta evento na Câmara

Carlos Henrique Schroeder - Coordenador da Feira

Na sessão desta quinta-feira, 24, o escritor Carlos Henrique Schroeder esteve no plenário para apresentar a 6ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, que neste ano ocorre de 29 de maio a 8 de junho. Coordenador geral, Schroeder comentou que desde a primeira edição do evento, em 2007, a feira encanta e atende a um público muito diversificado.

De acordo com ele, no ano passado, o evento recebeu 67 mil visitantes e foram vendidos em torno de 45 mil livros. Ele disse que isso representa a parceria estabelecida desde o início, com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e outras entidades que apostaram na ideia.

Com o passar do tempo, a feira ganhou patamar e virou referência no Estado. “Ela é maior que a Feira do Livro de Florianópolis. Neste pequeno caminho de seis anos, já chegamos ao incrível número de área de dois mil metros quadrados”, ressaltou lembrando que na primeira edição, contava com apenas 400 metros quadrados.

O evento adquiriu visibilidade e abrange não só a venda de livros. Apresentações teatrais e contação de histórias, assim como visitas escolares fazem parte da programação. Para isso acontecer, segundo Schroeder, hoje a feira não depende só de recursos públicos. Empresas privadas apoiam a iniciativa e representam, significativamente, grande parte dos recursos financeiros.

O objetivo do evento é a conscientização sobre a importância da leitura e dessa forma, estimular a aproximação do público à cultura literária. “Estamos tentando criar, com a Feira do Livro, uma geração diferente, formadores de opinião, Só através do livro e da leitura, podemos aumentar as percepções das pessoas, tornar as pessoas mais inteligentes e mais humanas. A gente entende que a feira não deve ser apenas um comércio. Tem que sentir a aproximação da leitura. Assim que se forma um leitor, um leitor consciente”, afirmou.

Para esta edição, o escritor explicou que uma das novidades é a Vila da Leitura. Em 2012, a feira vai abranger toda a praça Ângelo Piazera. Irá ocupar o espaço também do Museu Histórico Emílio da Silva, com uma série de exposições que contam a história do livro, com a apresentação de livros antigos em exibição no Brasil e também, o seu futuro. Vale lembrar que todo o evento é gratuito e está aberto a todo o tipo de público.

Schroeder destacou a passagem pela feira, do cartunista Maurício de Souza, do cantor e escritor Arnaldo Antunes, Humberto Gessinger, entre outros nomes importantes da cultura brasileira. “Neste ano vamos trazer o Ziraldo, a poetisa Roseana Murray, o músico Lobão, Xico Sá, Lourenço Mutarelli. São grandes nomes e a feira de Jaraguá do Sul tem hoje a melhor programação do Estado. Estamos melhorando a cada edição”.

O coordenador da feira exaltou a participação da vereadora Natália Lúcia Petry como uma incentivadora do evento. Na época em que foi inaugurada a feira, ela era presidente da Fundação Cultural e apoiou a iniciativa.

Responsável pela vinda do escritor à Câmara de Vereadores, Natália afirmou que Schroeder foi o grande entusiasta para colocar o projeto em prática. “Um embrião foi lançado, nasceu uma semente e hoje tem uma vida estável já consolidada na comunidade. Quero agradecer a sua vinda, empenho e esforço, o entusiasmo para que o projeto não morra, juntamente com toda a comissão organizadora. Sucesso no evento e podem contar com a Câmara”.

Ao final, o coordenador convidou toda a comunidade para conhecer a feira. Disse que um guia com a programação está sendo distribuído pelo município e salientou o impacto social do evento. “Vocês sabem o preço de ver o olho de uma criança e de um jovem brilhando em poder ver de perto o seu ídolo? Não tem preço. A Feira do Livro é uma casa da literatura nesses dias e é a casa de todo jaraguaense”.

Mais informações podem ser obtidas através do site oficial: www.feiradolivro.org.