Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Palavra livre

COMPARTILHE

Combate ao crack e reunião tombamento Rio da Luz

Justino da Luz fez uso da palavra livre para informar sobre o lançamento de um plano nacional de combate ao crack, iniciativa do governo federal, que ocorreu na quarta-feira, 7. De acordo com o vereador, serão investidos 4 bilhões de reais, através de convênios com os municípios, estados, agentes e casas de recuperação, com o objetivo de prestar atendimento, recuperar e combater o crack. Ele analisou a situação em Jaraguá do Sul e sugeriu à Prefeitura, credenciar o município e a região ao programa.

Na ocasião, Justino falou sobre a reunião com a comunidade do Rio da Luz, para discutir o tombamento histórico do bairro, contando com a presença do superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de Santa Catarina e representantes do Centro Cultural e Histórico de Jaraguá do Sul.

O vereador criticou a demora do convite aos vereadores e recebeu apoio do presidente Jaime Negherbon, que lamentou não poder comparecer a reunião. Natália Petry sugeriu um requerimento convidando um representante do Comphaan (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural) para esclarecer a situação, pois a vereadora disse ter apenas informações através da imprensa. Ela ressaltou a possibilidade de a Câmara promover uma audiência pública com a comunidade para debater a questão.

Natália comenta reclamações sobre o Parque de Eventos

Na tribuna, Natália Petry comentou ter recebido reclamações sobre o evento automotivo realizado no Parque Municipal de Eventos no final de semana. A vereadora solicitou ao líder de governo, José Osório de Ávila, uma conversa com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Célio Bayer, que representa o gerenciamento do local. Natália afirmou que vai solicitar à Prefeitura o processo de isolamento acústico dos pavilhões do espaço. “Sei que é complicado, mas sabemos que existe um Código de Posturas da Perturbação do Sossego Alheio, que coíbe o sossego alheio a qualquer hora do dia e não somente após às 22h”, exaltou.

Ela disse que o Parque de Eventos tem esse intuito, mas as pessoas que moram próximo ao local estão se sentindo incomodadas. “É preciso estudar a questão para que os munícipes se sintam menos perturbados. Um estudo no sentido de transferir esses eventos abertos pra a Arena, local mais adequado para a finalidade”. José Osório de Ávila afirmou que irá providenciar uma reunião com o secretário Célio bayer, contando com a presença da vereadora e dos moradores que reivindicam soluções para o caso.