Pedro Garcia celebra dia do bombeiro e do hospital

OSessão Ordinária 066 vereador e líder do governo, Pedro Garcia (PMDB), usou a Palavra Livre na sessão desta quinta-feira (02/07), para registar que no dia dois de julho é celebrado duas importantes datas, o Dia do Bombeiro e o Dia do Hospital.
Garcia fez breve retrospectiva da história dos bombeiros. “Estes cidadãos que são chamados, com justa razão, de “anjos do fogo”, encontramos em sua trajetória o registro de que no dia 02 de julho de 1856, o Imperador Dom Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio, época em que o badalar dos sinos, homens, mulheres e crianças ficavam em fila e, do poço mais próximo iam os baldes passando de mão em mão, até chegarem ao local do incêndio”, contou.
Ele notabilizou que os riscos aos quais os bombeiros estão expostos no dia a dia são conhecidos de todo. De acordo com o vereador são situações difíceis, com profundo desgaste físico, ou geradoras de traumas psicológicos gravíssimos como resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, o salvamento de vidas nas praias, salvamento em matas e florestas, entre outras.
“Cumprimento esses bravos e combativos lutadores, que se dedicam a proteger a população, salvar vidas e enfrentar os obstáculos que se interpõem ao propósito por eles perseguido. Eu os cumprimento também pela dedicação e seriedade com que conduzem a sua labuta”, congratulou.
Pedro Garcia disse que também no dia dois de julho passou a ser considerado o Dia do Hospital. “Essa data serve para a conscientização sobre a importância desses locais para toda a sociedade. As maneiras de melhorar o atendimento a fim de que essas instituições consigam atender as necessidades da população”, salientou.
O líder de governo também prestou seu reconhecimento à Rede Hospitalar Brasileira e enalteceu que a saúde é o bem maior que a pessoa tem e quando se recorre aos hospitais, se dá conta de que poder contar com esta Instituição, com a equipe que socorre e que tenta minimizar o sofrimento. “Basta imaginar a inexistência destas estruturas, para entendermos a importância do serviço que prestam à comunidade. É fato que a realidade do sistema hospitalar brasileiro não é das melhores, e neste sentido devemos procurar compreender também que os hospitais estão tentando fazer o seu melhor”, considerou.
Ele cumprimentou pela dedicação, esforço e boa vontade com que se propõem a salvar vidas, oferecendo novo ânimo a tanta gente. “Eu cumprimento cada hospital do nosso País e desejo sucesso nas batalhas travadas em sua estressante rotina”, finalizou.