Plenário rejeita pedido de informação sobre Codejas

Plenário rejeita pedido de informação sobre Codejas

Por maioria dos votos, o plenário da Câmara rejeitou nesta tarde, 27, o pedido de informação sobre a Codejas (Companhia de Desenvolvimento de Jaraguá do Sul). A proposição foi protocolada pelo vereador Jeferson de Oliveira, que já havia requerido informações sobre a empresa de economia mista em outro pedido aprovado pelo plenário, no começo deste mês.

O líder do governo, Arlindo Rincos, pediu aos demais vereadores para votar contrários ao pedido. Ele afirmou que todas as informações, à exceção do número de funcionários, estão disponíveis no Portal da Transparência, no site da Prefeitura.

Jeferson de Oliveira contestou, alegando ser obrigação como vereador levar à comunidade o que está acontecendo no setor público. “Acho que a administração não tem o que esconder”, disse, lembrando que uma das competências dos parlamentares é fiscalizar os atos do Executivo.

Na Palavra Livre, o vereador voltou a se pronunciar, dizendo que apresentou um  novo pedido pois no primeiro não teve acesso às informações que gostaria. “A partir do momento que a situação rejeita um pedido de informação é porque estão escondendo alguma coisa”, criticou.

Entre as informações requeridas estava o número e nome dos funcionários, quantos estão para se aposentar, o responsável pela companhia, as secretarias em que estão trabalhando, licitações das quais a Codejas participou e os serviços prestados a administração municipal.

O pedido foi rejeitado com votos contrários dos vereadores Ademar Winter, Arlindo Rincos, Eugênio Juraszek, João Fiamoncini, Vitório Lazzaris e Pedro Garcia. Foram favoráveis Amarildo Sarti, Jair Pedri e Jeferson de Oliveira, e Jocimar de Lima absteve-se.