Possamai reafirma posição pelas 11 vagas

vereador Francisco Alves (PT)

O vereador Ademar Possamai se manifestou na tribuna, na sessão desta terça-feira, 21, acerca da emenda à Lei Orgânica do Município que altera a composição da Câmara a partir da próxima legislatura. O vereador reafirmou a posição pela manutenção das 11 cadeiras. “Espero que todos possam estar votando juntos, permanecendo os 11 para dar este grande exemplo para Jaraguá do Sul”.

Possamai também comentou as reportagens sobre o assunto na imprensa, e também as manifestações que têm sido feitas na internet, que criticam os vereadores, indistintamente da opinião sobre a emenda. “Dá a impressão de que todos os vereadores têm a mesma posição”, criticou, citando ainda os outdoors espalhados pela cidade.

Vereador faz contraponto

Líder do PT, o vereador Francisco Alves também se manifestou na tribuna acerca da emenda. Ele reafirmou posição pela recomposição das vagas na Câmara, e que se trata de matéria já discutida pelos deputados e senadores em 2009, quando foi aprovada a alteração na Constituição Federal.

“A lei está muito bem colocada, e os municípios devem se adequar”, disse, acrescentando que Jaraguá do Sul se encaixa na faixa de 120 a 160 mil habitantes, com limite de 19 vereadores. O vereador também disse que a sua posição leva em conta a representatividade.

Alves comentou, ainda, que os vereadores não foram claros no início das discussões sobre a emenda. “Aí começaram a surgir números e depois dos números vieram as manifestações”, continuou, acrescentando que é preciso esclarecer o verdadeiro papel do vereador e que as ações cobradas deles, como construção de mais creches, postos de saúde, etc, são competências do Poder Executivo.