Secretaria da Saúde presta contas do 2º quadrimestre

DSC05435A Prefeitura de Jaraguá do Sul investiu R$ 70,8 milhões na saúde nos primeiros oito meses deste ano. Um incremento de 25% se comparado a 2012, quando foram aplicados R$ 56.4 milhões. Os números constam no relatório de prestação de contas do 2º quadrimestre, apresentado pelo secretário Municipal da área, Ademar Possamai, durante reunião da Comissão de Saúde, realizada na tarde de ontem, 24, na Câmara de Vereadores.
Ele explicou que o Executivo vem ampliando investimentos no setor para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento ao cidadão. O secretário lembrou ainda que R$160 mil estão disponíveis nas contas públicas da área para instalação de duas Academias da Saúde no município e que as obras de instalação dos espaços públicos destinados à prática de atividades físicas e promoção de modos saudáveis, devem ser finalizadas em até 24 meses.
O relatório detalha que os recursos, provenientes de repasses da União, do Estado e do Município, foram destinados à Atenção Básica, Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, DST/AIDS e Hepatites, Farmácia Básica, Gestão do SUS, Qualificação da Gestão e outros. De acordo com os dados apresentados, citam-se ainda investimentos em convênios com hospitais Jaraguá e São José, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Consultas
De maio a agosto foram realizadas 39.673 consultas médicas nos postos em atenção básica, 3.540 com acompanhamento de crescimento e desenvolvimento, 3.318 de pré-natal, 1.328 consultas com atendimento domiciliar e 8.464 consultas de profissionais de nível superior na atenção básica. Em nível de especialização foram 22.198 consultas, 1.626 atendimentos pré-hospitalar móvel de salvamento e resgate, 2.993 consultas com profissionais de nível superior e 38.247 atendimentos fisioterápico. Nos prontos atendimentos foram realizadas 7.961 consultas no Pama 1 e 21.350 nos dois hospitais.
A audiência pública dá cumprimento à lei federal de nº 141/12, que dispõe sobre as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde. A norma visa assegurar a transparência e a visibilidade na gestão da área. O vereador João Fiamoncini acompanhou a reunião de ontem da Comissão de Saúde, composta pelos parlamentares Vitório Altair Lazzaris, Eugênio Juraszek e Jeferson de Oliveira.