Presidente anuncia liberação de R$ 120 mil em favor dos idosos

Mais de 50 idosos, voluntários e coordenadores de grupos de terceira idade estiveram no plenário da Câmara na tarde de ontem, 25. A reunião foi motivada após a Prefeitura ter cortado o fornecimento dos cafés para os encontros dos 34 grupos existentes. A secretária municipal da Assistência Social, Edimara de Souza, representou a administração municipal.

Ela alegou a necessidade de economia de recursos para fechamento das contas, por conta das proximidades com o término do governo. Segundo ela, assim como em outras áreas, ficam mantidos apenas os serviços essenciais. No entanto, informou que os atendimentos no centro de referência do idoso continuam, sem prejuízo à qualidade.

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Articuladora da reunião, a vereadora Natália Lúcia Petry lembrou que o suporte para as atividades ocorre através da ação de voluntários. Para ela, a Prefeitura deve não somente fornecer a alimentação, como retomar os trabalhos através do chamado Programa Conviver. “Se toda população merece respeito, os idosos merecem respeito redobrado”, disse.

“Na história do município nunca vi nada parecido: a suspensão de serviços após o pleito municipal, uma vez que Prefeitura trabalha com planejamento, portanto as atividades são planejadas para o ano todo, independente de resultado eleitoral”, continuou Natália.

O pedido feito pela vereadora é que a Câmara de Vereadores adiante parte do seu orçamento ao Executivo e este apresente um projeto de lei remanejando os recursos para que os idosos tenham o café assegurado às atividades até o fim do ano. O presidente Francisco Alves anunciou a liberação de R$ 120 mil.

Representando a Ageti (Associação dos Grupos de Terceira Idade), Amandus Klabunde lembrou que a alimentação foi um compromisso assumido pela atual administração, assim como as viagens para os coordenadores dos grupos. “Não porque queremos, mas porque nos foi prometido”, disse, solicitando um levantamento de custos. Conforme a secretária, somente para os cafés haveria necessidade de R$ 150 mil.

Além dos vereadores Ademar Winter, Jean Leutprecht, Justino da Luz, José Osório de Ávila, Jaime Negherbon,  também participaram da reunião Emanuela Wolff, representando o gabinete do deputado estadual Carlos Chiodini, e o vereador eleito Hideraldo Colle.