Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente dá 24 horas para parecer sobre sessão de julgamento da perda do mandato de vereador

COMPARTILHE

O Requerimento 24/2016, que convoca sessão especial para julgamento do processo de perda do mandato do vereador José de Ávila, foi aprovado por 10 votos favoráveis (unanimidade) na sessão ordinária desta quinta-feira, 15, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os autores do Requerimento foram Arlindo Rincos e Jeferson de Oliveira, membros da Comissão Processante que julga o caso.

Oliveira, presidente da CP, lembrou que os trabalhos da Comissão encerraram-se na terça-feira, 13, e o parecer protocolado no mesmo dia na Casa de Leis. Ele leu um trecho do documento final que recomenda a perda do mandato de Ávila.

“A comissão entende que evidente está que o mandato do vereador José Ozório de Ávila estará em desacordo com a legislação federal e local. Assim considerando a condenação do processo crime, transitado em julgado, não paira dúvidas da aplicabilidade do artigo 15° do inciso 6° da Lei Orgânica do município ao presente caso para determinar a perda do mandato”, leu Oliveira.

O presidente da Câmara em exercício, Jocimar de Lima, alertou que está disposto a convocar a sessão especial, porém deu 24 horas para que o setor Jurídico da Casa elabore um parecer sobre a possibilidade da realização desta sessão. A dúvida de Lima é sobre a legalidade do ato, já que, segundo ele, a Lei Orgânica do município impede que vereador licenciado perca o mandato.

O vereador José de Ávila afastou-se das atividades no dia 13 de dezembro, atestado por médico. O afastamento é de 15 dias, retornando às atividades em 27 do mesmo mês.

“O artigo 15-A (da Lei Orgânica do município) diz ‘Não perderá o mandato o vereador licenciado pela Câmara Municipal, nos termos do art. 12’. Eu vou pedir um prazo de 24 horas para que o Jurídico dê um parecer sobre esse caso. E eu seguirei o Jurídico, é por isso que temos esse setor na nossa Casa. Eu não quero agradar ninguém, eu quero fazer o que a lei diz o que é correto. Eu não sou advogado e amanhã eu não quero responder um processo por uma decisão que tomei aqui em desacordo com a lei”, argumentou Lima.