Presidente justifica Projetos que denominam vias

PL denomina vias (1)Dois Projetos de Lei (PL), de autoria da presidente da Câmara de Vereadores, Natália Lúcia Petry (PMDB), foram aprovados em primeira votação por 10 votos, na sessão ordinária desta terça-feira (14/04). Os PL´s 26/2015 e 27 de 2015, denominam as ruas 482, como José Gonçalves Filho e a 483, de Maria Ticilla Gonçalves. As vias são no bairro Ilha da Figueira.
Natália justiçou as matérias enaltecendo que os homenageados são exemplos de bondade, caridade, trabalho árduo e respeito ao próximo. “Maria Ticilla Gonçalves nasceu em Itoupava-Açú, em 10 de abril de 1932, desde nova ajudava a mãe na lida das terras que arrendaram de terceiros para sobreviverem. Ele, nascido em Indaial, em 11 de maio de 1926, já trabalhava na Empresul (hoje Celesc), onde ficou por 35 anos. Casaram-se, tiveram seis filhos e vieram morar em Jaraguá do Sul”, contou.

Com um histórico de muito trabalho, a vereadora lembrou que José fazia instalações elétricas nas residências, para complementar a renda e Maria lavava roupas para os internos do Colégio São Luis. “Todo esforço era para pagar os estudos dos filhos que também ajudavam em casa. Os mais velhos ajudando o pai nas instalações e os demais ajudando a trançar palhinha para a fábrica de chapéu”, relembrou.

Em breve histórico, a parlamentar narrou que “em 1977, o casal iniciou a fabricação de postes de cimento em frente a sua residência. Após o expediente e com a ajuda do genro, Jaime de Souza, fundaram a Arte Laje Jaraguá Ldta, passando também a fabricar a tradicional laje pré-moldada”. Mesmo com muito trabalho, Maria e José sempre encontravam tempo de ajudar as pessoas. Participavam de todas as atividades da comunidade, ajudando com trabalho, ideias ou financeiramente.

“Essas são somente algumas passagens desse casal que agia em prol da comunidade e, maioria das vezes, o fazia anonimamente. Para os amigos e principalmente para os filhos, ficaram as lições de humildade, caridade, religiosidade e princípios morais deixados por esses dois cidadãos exemplares. Em reconhecimento à vida exemplar e atendendo o justo pedido da comunidade, nada mais justo do que eternizarmos seus nomes como forma de agradecimento”, finalizou Natália.

PL denomina vias (2)

PL denomina vias (3)