Problemas nos ginásios das escolas estaduais gera amplo debate

A estruturação das escolas da rede estadual foi tema de amplo debate na sessão desta terça-feira, 10, por conta de uma moção apresentada pela vereadora Natália Lúcia Petry. O texto, aprovado por unanimidade, apela para que as autoridades do Estado reformem os ginásios de esportes e as quadras de esportes nas unidades de ensino no município.

Natália comentou que, apesar de se tratar de uma competência do governo estadual, não poderia fazer “vistas grossas” aos problemas que afetam os jaraguaense. A moção foi elaborada a partir de um levantamento realizado pelo gabinete da parlamentar, que também visitou algumas unidades, acompanhada do deputado estadual Carlos Chiodini.

“O que queremos é chamar atenção do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, para que preste atenção nas condições das nossas escolas, para que não se chegue ao caos, como foi o caso da Lauro Zimmermann, em Guaramirim, onde os alunos ficaram meses sem aula devido a interdição”, justificou a proponente.

Ela citou o caso da Escola Lilia Ayroso Oechsler, que está com seu ginásio interditado há cerca de dois anos. “Aquele bairro não tem uma área de lazer sequer. São cerca de mil alunos e os professores não têm onde desenvolver a prática esportiva. A educação física está sendo feita em um galpão próximo às salas de aula, inviabilizando as aulas em sala”, relatou.

A vereadora lembrou, ainda, que os ginásios e quadras funcionam como espaços multiuso para as escolas, onde são realizadas atividades extraclasse e diversas outras ações. “Ano passado veio R$1,5 milhão para começar a recuperação destas escolas, mas este dinheiro não foi aplicado na finalidade para a qual foi destinada. Este ano veio mais R$ 500 mil, que foi para uma escola de Massaranduba”, informou, cobrando mais responsabilidade por parte da SDR.

Natália comentou que a moção atende a pedido feito por alunos do projeto Câmara.Com Você, com cinco escolas representadas na sessão de ontem.

Vereadores referendam iniciativa

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

O vereador Jean Leutprecht reforçou as declarações, afirmando que, como profissional de educação física, “temos que lutar pelo nosso espaço de trabalho”. Ele comentou que, além da ter um dos piores salários de professores do Brasil, o governo do Estado deixa muito a desejar com relação a estrutura física das escolas. “E nós só estamos falando da questão esportiva. Se tiver pouco espaço nas escolas, teremos alunos até mais reticentes em relação ao aprendizado”, disse.

Referendando a iniciativa, o vereador Amarildo Sarti comentou que são poucas as manifestações da sociedade em favor da educação. “Parece que só estrada, viaduto é bom. Educação não é bom. Nós também devemos nos manifestar aos outros segmentos da sociedade para que eles incorporem este espírito crítico e busquem objetivamente trazer soluções para Jaraguá do Sul, porque isto não é só dever só nosso, mas de toda sociedade”, declarou.

Ademar Possamai comentou os problemas no telhado da Escola Giardini Lenzi, que fica ao lado da casa dele. “As telhas estão penduradas e aí o Estado diz que a App deve dar conta do problema. A App tem boa vontade, mas não tem estrutura para isto. Além do descaso, é um perigo para alunos, professores e até vizinhos”, comentou.

Os vereadores José Osório de Ávila, Justino da Luz e Francisco Alves também se manifestaram favoráveis à iniciativa.

Nova escola

O vereador Jaime Negherbon aproveitou a abordagem para informar que estão em andamento a construção de uma escola estadual no bairro São Luis. Lembrou que esta foi uma luta sua na legislatura passada e, antes disso, como membro da app da escola e que, enfim, o prédio está sendo erguido. Informou que será uma escola profissionalizante, com ginásio de esportes, “à altura da comunidade de São Luís e região”. A unidade fica aos fundos da pista olímpica e ainda não tem nome definido.

SITUAÇÃO DOS GINÁSIOS DE ESPORTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

ABDON BATISTA: precisa fechar as laterais e instalar banheiros.

ALBERTO BAUER: utiliza o ginásio da escola municipal.

ALVINO TRIBESS: não tem ginásio.

DARCI FRANKE WELK: utiliza o ginásio da escola municipal.

EUCLICES DA CUNHA: faltava reforma elétrica, que está em andamento.

ELZA GRANZOTTO FERRAZ: ginásio novo.

GIARDINI LUIS LENZI: tem apenas quadra coberta. A cobertura foi danificada no final do ano e está interditada.

PROF. LILIA AYROSO OESCHLER: ginásio interditado.

JULIUS KARSTEN: ginásio em ótimas condições de uso.

HOLANDO MARCELINO GONÇALVES: tem problemas no telhado, mas a APP está providenciando a troca.

PROFa VALDETE I. P. ZINDARS: tem apenas quadra coberta. Precisa de cobertura lateral, não tem banheiros e o telhado apresenta goteiras.

ROLAND HAROLD DORNBUCH: ginásio em ótimas condições de uso.

PROFº JOSÉ DUARTE MAGALHÃES: ginásio em ótimas condições de uso, apresentando apenas goteiras no telhado (já está sendo providenciada a recuperação do mesmo).

ERICH GRUENTZMACHER: ginásio em processo de construção (finalizando).

VITOR MEIRELLES: utiliza o ginásio de escola municipal.

PROF. HELEODORO BORGES: em bom estado.

PROF. JOÃO ROMÁRIO MOREIRA: ginásio novo. Precisa apenas de pintura.