Programa habitacional é assunto na Câmara

vereador Afonso Piazera (PR)

O vereador Afonso Piazera comentou na tribuna, sobre a inauguração do conjunto habitacional Dante Minel, em Nereu Ramos. Segundo ele, foram entregues 288 apartamentos, beneficiando, em sua maioria, as famílias atingidas pelas enchentes de 2008 em Jaraguá do Sul através do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

Piazera citou os problemas ocasionados pelas chuvas, com as pessoas que residiam nas beiradas de rios e em Áreas de Perigo Permanente (APP), onde havia problemas de deslizamento e de alagamento. “Aí as pessoas falam: ‘Porque não residiam em habitações melhores? ’ Porque não tinham condições de pagar. Chegavam aqui atrás de trabalho, mas não tinham como comprar casa própria e acabavam comprando um lote em área irregular, em uma área de preservação ou perigosa, Aí sobravam os problemas para nós, da sociedade, junto com o município resolver. A Defesa Civil teve que retirar as pessoas dos locais de alagamentos e demolir casas. E com esta oferta grande, devido a esta parceria, estas pessoas encontram melhores locais para morar”, completou.

A medida auxilia a conquista da casa própria por valores abaixo do mercado. Os apartamentos são destinados às famílias com rendimento de 0 a 3 salários mínimos, pagando por mês representando a 10% do seu rendimento, no prazo máximo de 10 anos.

“O custo por apartamento será de 12 mil reais, quando na realidade, a despesa foi de 40 mil reais”. O vereador disse que isso se deve ao governo federal que possui o subsídio com o programa habitacional, para prestar atendimento às famílias carentes.

Ele disse ainda, que visitou a construção e que além do acabamento da obra, foi construída uma infraestrutura para abrigar o condomínio. “Isso mostra que quando há uma união, governo federal, estadual e municipal trabalhando pela mesma causa, quem ganha é o povo”.

Piazera ressaltou a importância da parceria entre governo federal e municipal no que diz respeito aos conjuntos habitacionais. “Esta política habitacional do governo federal junto com o municipal, é um marco no desenvolvimento de Jaraguá do Sul”. Porém, o vereador disse que não adianta somente o governo federal ter um programa desses. É necessário que os municípios participem, auxiliando com infraestrutura e programa habitacional, para que sejam arrecadados recursos para as cidades.

O presidente da Câmara, Jaime Negherbon, elogiou o conjunto habitacional, mas fez um pedido à Prefeitura para a implantação de uma rotatória próxima ao condomínio, diminuindo o número de acidentes no local.

Justino da Luz exaltou os comentários sobre programas e projetos, como este na área habitacional. Disse que antes de se comentar algo, tem que se conhecer a realidade. Conforme ele, antes não haviam projetos voltados a esse tipo de assistência à comunidade, mas agora é preciso dar segurança aos novos moradores. Justino também pediu a construção da rotatória para facilitar o tráfego na BR 280.

O vereador Jean Leutprecht defendeu que, na época de construção da obra, já havia sido alertada ao Executivo a necessidade de disponibilizar um acesso mais seguro para os futuros moradores do Dante Minel. Francisco Alves sugeriu que se coloque um projeto em execução com medidas urgentes. “A rodovia é federal, mas os moradores são de Jaraguá do Sul. A responsabilidade é de grande parte do município”, finalizou.

Piazera disse que já houve uma reunião sobre o assunto e afirmou que a prefeitura está batalhando para que seja estabelecida a rotatória.