Projeto amplia cargos efetivos na educação

Em votação única, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei do Executivo, que aumenta o número de vagas para os cargos efetivos na Educação de Jaraguá do Sul. O vereador Ademar Possamai disse que a criação de novas vagas em decorrência do concurso público realizado neste ano, vem basicamente, ampliar a estrutura da educação. Ele afirmou sobre a falta de funcionários para auxiliar em sala de aula, devido aos problemas de estresse, afastamento e hora/atividade. “Essa ampliação de vagas, além de atender as demandas das ampliações das escolas que foram efetuadas, também visa suprir uma deficiência de pessoas físicas hoje. O que as escolas mais precisam são pessoas para atender a demanda crescente de pessoas”, observou.

Possamai pontuou a problemática do crescimento populacional de Jaraguá do Sul, que segundo ele, cresce acima da média nacional. Afirmou que o município e a secretaria de Educação estão tentando se adequar a esta questão e a estrutura é necessária por este motivo. Ele salientou que a vaga efetiva proporciona a valorização ao profissional, sendo a motivação e o trabalho voltados à contribuição para a comunidade.

Justino da Luz disse acreditar que quanto mais professores efetivos o município tiver, mais qualidade e quantidade na educação, contudo ressaltou a importância do trabalho dos professores ACT (Admissão em Caráter Temporário) do município. Natália Petry exemplificou a dificuldade dos professores com carga horária desgastante e responsabilidade que os pais depositam na escola. Ela exaltou a importância dos profissionais adquirirem uma melhor qualidade de vida.

O vereador Amarildo Sarti afirmou que é preciso avançar para além da sala de aula, da dupla jornada de trabalho e buscar melhorias para os salários. “A educação é a arma mais letal contra o retrocesso e contra o subdesenvolvimento. É arma de combate para a boa formação do indivíduo”. Disse que Jaraguá do Sul precisa começar a pensar na escola integral, devido à jornada extensa dos pais, da qual as crianças e adolescentes com o tempo ociosos, ficam à mercê da televisão, violência e pedofilia, problemas que acarretam a família no dia-a-dia. “Devemos continuar nessa luta e fazer com que Jaraguá se transforme em uma sociedade desenvolvida através da educação”.