Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto dos animais receberá emendas

COMPARTILHE

Representantes da Ajapra (Associação Jaraguaense Protetora dos Animais) estiveram reunidos com vereadores esta tarde, 24, para tratar das alterações no projeto que dispõe sobre a criação e a venda no varejo de cães e gatos por estabelecimentos comerciais no município. A proposta foi aprovada em primeira discussão e votação no último dia 18 e foi retirada da pauta na última sessão (2) a pedido do vereador Ademar Possamai.

Além dele, participaram da reunião o presidente da Câmara, Francisco Alves, mais a assessoria do gabinete da vereadora Natália Lúcia Petry, autora do projeto juntamente com o vereador Jaime Negherbon. A proposta de lei foi uma solicitação da própria Ajapra.

O projeto receberá cinco emendas, basicamente para alterações na redação do texto. A primeira modifica o artigo 4º, que passa a ter a seguinte redação: É permitida a realização de feiras de doação de cães e gatos em estabelecimentos devidamente legalizados perante o município de Jaraguá do Sul.

Outra emenda inclui no parágrafo 3º do artigo 8º o significado da sigla ROA – Registro de Origem Animal. Já o parágrafo único do artigo 18 passa a ter a seguinte redação: As informações do banco de dados instituído no caput deste artigo devem ser mantidos por cinco anos.

Na alínea “a” do parágrafo 1º do artigo 25 fica assim descrito: reavidos pelo infrator, no prazo de três dias úteis, após o recolhimento de taxa no montante de R$ 500,00 por animal, com a adequação e/ou indicação do local legalmente licenciado para a manutenção e comercialização de animal e apresentação dos documentos exigidos no artigo 11 desta Lei.

A única emenda supressiva retira a expressão ‘vínculo empregatício’ do inciso que exige comprovação de habilitação profissional do médico-veterinário responsável técnico pelo canil ou gatil. A supressão se dá em virtude de que estes são contratados, não necessariamente funcionários dos estabelecimentos.

Após parecer jurídico das emendas, o projeto de lei será colocado em pauta para segunda votação na sessão da próxima quinta-feira, dia 27.