Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Projeto Fênix é apresentado na Câmara

Projeto Fênix é apresentado na Câmara

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores foi palco da primeira apresentação pública do Projeto Fênix, durante sessão na noite desta quinta-feira, 3. A explanação ficou a cargo do diretor geral em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Elson Quil Cardozo.

Ele relatou que o projeto nasceu de uma conversa no início do mês de dezembro, portanto antes das catástrofes registradas nas últimas semanas. “Já estávamos pensando em como colaborar com o grupo Gerar no socorro a vítimas que estivessem em áreas colapsadas”, disse.

Segundo o professor, o objetivo do projeto consiste na construção de dois equipamentos para auxílio das equipes de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. “Um deles é uma sonda com uma câmera na ponta, cuja intenção é penetrar locais e áreas colapsadas que podem ou não ter vítimas”, explicou, acrescentando que a medida garante a segurança dos próprios socorristas. 

O outro equipamento trata-se de uma espécie de robô, que vai penetrar em áreas menores, permitindo o resgate com segurança de pessoas nesta situação. “Queremos construir dois equipamentos para iniciar o teste. A sonda gostaria de entregar no fim deste mês e o outro equipamento no fim do ano”.

O diretor do Ifet, parceiro do projeto junto com o Grupo Gerar (Grupo de Especialistas em Resgate de Alto Risco), Amvali e Defesa Civil, informou que o custo da sonda gira em torno de R$ 1,5 mil e pediu apoio dos vereadores para que o projeto possa receber recursos públicos para sua execução.  “Esperamos a ajuda necessária principalmente na abertura de condições de participar de algum edital”, completou.

O vereador Ademar Possamai (DEM) parabenizou a iniciativa e sugeriu que seja feito contato com o setor empresarial, via Acijs, para viabilização dos recursos. O vereador Jean Leutprecht (PC do B) disse que a Câmara vai colaborar no que for possível e sugeriu uma conversa com o Executivo, de quem entende que deve partir a iniciativa.

Os vereadores Justino da Luz (PT) e o presidente Jaime Negherbon (PMDB) também se manifestaram.

Elson Quil Cardozo - Diretor geral em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Elson Quil Cardozo – Diretor geral em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia