Projeto que altera Plano Diretor sem data para ir à votação

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

“Não vai ser votado este mês e nem este ano”. Foi o que declarou o vereador Jean Leutprecht, na sessão desta quinta-feira, 4, em relação ao projeto do Executivo que inclui no Plano Diretor a previsão de 50 novas pontes e viadutos no município. A proposta, inicialmente, previa a construção de 44 novas pontes/viadutos e, esta semana, o Executivo enviou um ofício acrescendo outras 6.

O vereador comentou sobre a “suposta” audiência pública realizada pela administração municipal no último mês, segundo ele com a participação de cerca de 20 pessoas, “mais da metade da Prefeitura”. “Sem dúvida, isto nunca irá validar uma mudança no Plano Diretor”, disse.

Leutprecht lamentou as declarações do secretário de Planejamento, Aristides Panstein, ao afirmar que não há necessidade de fazer novas audiências. “Este assunto não foi discutido internamente. Sabemos que nem todas as pessoas da área técnica têm conhecimento do que está se propondo. Não tem projeto oficial disto aqui, existem somente ideias de algumas pessoas. Se é desta forma que queremos o progresso de Jaraguá do Sul, está tudo muito errado”, criticou.

O vereador também disse que, caso o presidente Jaime Negherbon decida, como já havia comentado, fazer 38 audiências públicas, terá a sua assinatura. “Mas acho desnecessário, porque o que está se propondo é mais uma viagem de alguns iluminados. E novamente vamos ser feitos de bobo. Gostaria que antes de discutir se trouxesse um projeto, uma coisa palpável. Não ideias mirabolantes, sem nem ter orçamento. Não é assim que se planeja o futuro do município”, continuou.

Em relação à Ponte do Rau, Jean Leutprecht comentou que o Tribunal de Contas vai investigar. “Então como é que podemos trabalhar uma mudança do Plano Diretor que mascara esta situação do Rau?”, indagou, acrescentando que o projeto “não vai ser votado nem este mês nem este ano”. “Ou temos autonomia para legislar o que é real, ou vamos para casa. Não são uma ou duas pessoas que vão mandar nesta Casa”, finalizou.