Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reitora da Católica de Santa Catarina explica nova denominação

COMPARTILHE

Pedra Santana Alves e o vereador Jaime Negherbon (PMDB)
Pedra Santana Alves e o vereador Jaime Negherbon (PMDB)

A convite do presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon, a reitora da Católica de Santa Catariana, Pedra Santana Alves, participou da sessão ordinária de ontem, 31. Pedra explanou sobre a nova denominação da universidade, antes chamada de Unerj/PUC PR. A reitora apresentou dados desde a fundação em 1973. A Católica de Santa Catarina possui 14 cursos de graduação e pós-graduação. “Hoje são mais de 3 mil estudantes nos cursos de graduação e 400 pós-graduandos. No mercado de trabalho atuam mais de seis mil profissionais graduados e 2.600 especialistas”, observou.

Sobre a mudança, Pedra disse que a troca foi simplesmente na nomenclatura. Ela afirmou que sempre que se fala em uma instituição católica, se fala de ensino de qualidade e excelência. E comentou a parceria com uma instituição forte como a PUC PR nos cursos de pós-graduação da Católica. “Para nós como gestores, vislumbramos um futuro promissor de ser universidade de Santa Catarina, cuja sede será Jaraguá e mantenedora, a Ferj. Acho que é orgulho para todos nós da academia e para os jaraguaenses”. A reitora complementou dizendo sobre o desejo de, posteriormente, ocorrer a modificação para Pontifícia Universidade Católica.

Os vereadores questionaram sobre a administração da instituição. O líder de governo, Ademar Possamai, perguntou sobre a situação da gestão patrimonial. Pedra explicou que a mantenedora permanece sendo a Ferj. Ela comentou a criação de um projeto para a ampliação de 1.000 metros da biblioteca do campus. O espaço da sala de estudos e acervo hoje é muito limitado. De acordo com a reitora, a prefeita Cecília Konell já aprovou a medida. Possamai disse que o projeto está em fase de elaboração e dentre alguns dias será enviado ao Legislativo para votação.

O vereador Justino da Luz fez referência às bolsas de estudos para os alunos de baixa renda. Além das bolsas concedidas pelo governo do Estado, município, programa de financiamento estudantil pelo FIES e empresas, Pedra destacou a aplicação de 4% da receita da Católica para auxílio ao estudante, contemplando 50% do valor da mensalidade.

A atuação de Pedra, à frente da reitoria há três anos, foi elogiada pelo vereador Afonso Piazera Neto. Para ele, a universidade é exemplo para outras instituições de nível superior. A vereadora Natália Lúcia Petry salientou a dedicação de Pedra e a antiga reitora, Carla Schreider, na condição de professoras mostram que a classe tem grandes líderes. Natália finalizou dizendo que a Câmara Municipal sempre será parceira dos projetos da Católica.

Os vereadores Francisco Alves e Jaime Ngherbon questionaram se há algum projeto para a instalação de cursos voltados para a saúde, principalmente graduação em medicina, devido à falta de médicos em Jaraguá do Sul. Pedra disse que não há intenção por parte da universidade, pois precisa se fazer um levantamento da demanda e os custos seriam muito elevados. Mas anunciou para 2012 a elaboração do curso de sistemas da informação voltado para a área de programação. Atualmente, o curso é direcionado para a área administrativa.

O vereador Jean Leutprecht afirmou que o setor universitário tem conquista grande espaço no mercado. “Temos indústria forte, comércio forte e o ensino superior, desta forma, cresce em qualidade. Passamos a ser referência para todo o Estado”.

Pedra encerrou dizendo que tem certeza que a Católica colaborou para esse fortalecimento da cidade e agradeceu a oportunidade concedida pela Casa.

Na quinta-feira, 2, a Câmara realiza sessão itinerante na universidade.