Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resumo sessão 07/02

COMPARTILHE

Computadores aos alunos

O vereador Afonso Piazera Neto informou sobre a entrega de cerca de 5600 netbooks que atenderão os alunos de 7º ao 8º ano da rede municipal de ensino. Piazera destacou a parceria entre governo municipal e federal, que viabilizou a compra, com recursos do BNDES, através do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).  O investimento é de aproximadamente R$ 2,1 milhões, com 36 meses para pagamento.

O vereador também informou que Jaraguá do Sul foi a segunda cidade no Brasil a aderir ao programa, depois de Manaus.

Em 2011, o Prouca já havia repassado 450 netbooks a estudantes de 1º ao 9º ano da Escola Waldemar Schmitz (Ilha da Figueira).

Elevado

O vereador Justino da Luz solicitou ao líder de governo, José Osório de Ávila, que verifique o andamento do projeto de construção de um elevado sobre a BR-280, sentido Bairro João Pessoa.  O município solicitou alteração no projeto original, o que atrasou o início das obras. Segundo o vereador, é preciso agilizar o processo, sob risco de perder a verba federal, da ordem de R$ 4 milhões.

Falta de água nos bairros é abordada na Câmara

Na palavra livre, o vereador Justino da Luz comentou nesta terça-feira, 7, sobre a falta de água registrada em diversos bairros da cidade nos últimos dias. O vereador lembrou as promessas feitas quando da inauguração da Estação de Tratamento de Água no Garibaldi de que o problema da falta de água iria acabar.

Justino citou caso de morador que ficou sem água por três dias, disponível somente no período da noite, o que se verificou na região do Três Rios do Sul, Estrada Nova e Braço Ribeirão Cavalo, entre outros.

O vereador também disse não ter recebido qualquer justificativa oficial sobre as razões que ocasionaram o desabastecimento mas que, segundo informações não oficiais, o motivo seria um pane em bombas. Jaime Negherbon citou o caso da Barra do Rio Cerro, que sofria com a falta de água, problema que foi resolvido com a implantação da ETA no Garibaldi.

Justino também lembrou que o municipal deverá implantar o Plano Municipal de Saneamento, uma exigência do governo federal como condição para liberação de verbas futuras. Citou entre os encaminhamentos a criação de uma agência reguladora.

O vereador Amarildo Sarti, que conversou com o presidente do Samae, Isair Moser, disse que a autarquia já adquiriu terreno para ampliação da estação de tratamento. A administração, informou, está em fase de conclusão de projetos. Justino sugeriu que o presidente da autarquia seja convidado a vir a Câmara para prestar os devidos esclarecimentos.