Reunião busca soluções para Loteamento Henrique Heise I e II

Os problemas envolvendo as residências nos loteamentos Henrique Heise I e II, no bairro Rio da Luz, voltaram a serem discutidos, desta vez em reunião organizada pelos vereadores na Câmara, no início da tarde desta sexta-feira, 5.

Convidados para o encontro, o diretor da Defesa Civil, Ronis Roberto Bosse, e a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Maristela Menel Roza, estiveram ausentes. Bosse tinha outro compromisso agendado anteriormente, e informou que se faria presente em um próximo encontro.  Da mesma maneira a secretária, que protocolou um ofício às 14h29 informando que não poderia participar, também por compromissos previamente agendados. No documento, ela faz um retrospecto da construção do loteamento.

Participaram os vereadores Ademar Winter, Jaime Negherbon, José Osório de Ávila, Jean Leutprecht, Justino da Luz, Afonso Piazera Neto, Natália Lúcia Petry e assessoria do vereador Francisco Alves. O vereador Ademar Possamai comunicou que já havia compromisso agendado para o horário.

Segundo os moradores, não existe laudo que aponte a necessidade de os moradores deixarem suas casas, como foi determinado pela Prefeitura. A presidente da Ujam, Andréa Regina Terhorst Ziehlsdorff, informou que dando apoio à Ambriluz, a entidade fez um levantamento em campo de todos os problemas existentes. A constatação é de que os apartamentos que a Prefeitura estão oferecendo não atendem a real necessidade da comunidade, pois as famílias são numerosas, e os apartamentos atendem somente até quatro pessoas.

Na tarde de ontem, a Ujam protocolou um ofício endereçado ao presidente da Câmara, Jaime  Negherbon, solicitando aos vereadores que intercedam para que os laudos sejam disponibilizados aos moradores. Além disto, pede que a Casa auxilie na busca de informações, entre as quais se o município recebeu verbas federais que contemplem os loteamentos, e cópia dos projetos protocolados pela Prefeitura solicitando verbas através do PAC 2.

De encaminhamentos, o vereador José Osório de Ávila comprometeu-se em ser o interlocutor junto à administração municipal na busca de soluções práticas. Os vereadores deverão, ainda, agendar uma reunião com o promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santos, entre outras ações coletivas que eventualmente poderão ser tomadas, além das proposições já feitas anteriormente.