Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reunião com avicultores de São João do Itaperiú

COMPARTILHE

DSC09620Pelo menos 25 avicultores de região participaram na manhã de hoje, na Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú, de uma reunião onde se discutiu alternativas para conter a crise no setor avícola regional. Representando o Legislativo jaraguaense, o vereador Eugênio Juraszek, reforçou a necessidade da união de forças políticas regionais, estaduais e federais a fim de reforçar os pedidos da categoria junto ao governo federal.

O parlamentar busca garantir melhorias urgentes, como prorrogação ou renegociação de dívidas e novas alternativas de renda para os produtores. No encontro, o vice-prefeito da cidade, Gilberto Azevedo, se comprometeu em realizar um estudo que traça um perfil atual da avicultura na cidade, semelhante ao realizado pela Fundação de Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan) que apurou os impactos sofridos no segmento após o fechamento do frigorífico.

Em São João do Itaperiú, 35 avicultores foram prejudicados com o fechamento da empresa e buscam alternativas para se manterem no campo. As granjas estão vazias desde quando a Seara fechou a filial de Jaraguá do Sul.

O extensionista da Epagri, Aloísio Guesser, e o secretário de Agricultura, Elias Wilbert, de São João do Itaperiu, o secretário Executivo, Moacir de Souza, e o assessor parlamentar, João Berti, da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul participaram da reunião.

Em busca de medidas

Cumprindo agenda em defesa dos avicultores, o vereador Juraszek vai à Brasília na primeira quinzena de dezembro onde pretende solicitar medidas que poderão auxiliar os produtores, como as descritas nas resoluções do governo federal que estabelece uma mobilidade financeira, em momentos de crise. “Vamos formalizar as solicitações, mas adianto que entre elas estão o alongamento nos prazos de financiamentos, fixação de juros mais baixos”, explicou o parlamentar.