Reunião sobre Farmácia Básica expõem dúvidas à equipe de Saúde

Nesta terça-feira, 16, vereadores de Jaraguá do Sul e a equipe da Secretaria de Saúde do município se reuniram na Câmara de Vereadores para sanar dúvidas sobre o atendimento na Farmácia Básica. Participaram da reunião a secretária de Saúde, Emanuela Wolff, e o secretário de Administração, Ademar Possamai. Populares também se fizeram presentes na discussão.

A questão gira em torno de um ato da prefeitura de Jaraguá que anunciou que faria cumprir o decreto federal que proíbe as farmácias públicas de fornecer medicamento com receita de consultórios particulares. Com isso, todo remédio retirado na Farmácia Básica teria que ser retirado através de receita emitida por médico da rede pública de saúde.

A reunião foi requisitada pela vereadora Natália Petry que durante o debate demonstrou sua preocupação com relação à demora que a população teria para conseguir a receita via SUS.

O vereador João Fiamoncini, na mesma linha, avisou que algumas pessoas já lhe disseram que vão deixar de consultar na rede privada para migrar para a pública, apenas por conta dessa exigência. O parlamentar salientou que, se isso ocorrer, a economia que se pretendia com a decisão será pífia, já que o poder público vai arcar com muito mais despesas devido ao aumento da demanda nas consultas pelo SUS.

A diretora de Atenção Básica, Nadia Renate, lembrou que três novas Unidades de Saúde estão sendo construídas em Jaraguá do Sul e que, a partir do momento em que forem inauguradas, isso desafogará os outros postos.

O vereador Pedro Garcia disse que a população precisa de um pouco mais de consciência, pois a Farmácia Básica sofre bastante com a demanda por conta de alguns remédios que poderiam ser encontrados em outros lugares por preços acessíveis, mas que são retirados na Básica porque lá saem gratuitamente. Eugênio Juraszek cobrou mais divulgação sobre o funcionamento da farmácia. Para ele, a falta de informação pode ser uma das causas dessa situação.

A equipe da administração municipal irá analisar as considerações feitas na reunião e procurar respostas para a questão.