Reunião sobre médicos será na próxima terça-feira

vereadora Natália Lúcia Petry (PSB)

A vereadora Natália Lúcia Petry informou que ficou pré-agendada para a próxima terça-feira, 28, uma nova reunião para tratar da questão da falta de médicos do município.
Na última semana, os vereadores haviam se reunido com os diretores dos corpos clínicos dos dois hospitais, que apontaram a defasagem salarial como principal causa da falta de médicos na rede pública municipal. Da reunião também participou o secretário de Saúde, Francisco Garcia.

O encontro da próxima semana vai envolver novamente os diretores, vereadores, jurídico da Prefeitura e Câmara, e desta vez com presença de representante do Departamento de Convênio da Associação Médica. A intenção é discutir as alterações na legislação de forma a viabilizar o reajuste salarial da categoria, adequando-os aos valores praticados no mercado.

Indicação pede aplicação da hora-atividade

A vereadora Natália Lúcia Petry informou na tribuna que irá apresentar uma indicação para que a Prefeitura faça a adequação da jornada de trabalho dos profissionais da educação, conforme o que preconiza a lei federal 11.738, de 2008. Ou seja, para que um terço da jornada de trabalho dos professores seja dedicado a chamada hora-atividade, em que é feito o planejamento das aulas.

“Sabemos que isto gerará impacto, e de repente não poderá ser feito de forma repentina, mas por ser lei posta e outros profissionais já conquistaram, os professores também merecem melhores condições de trabalho”, argumentou.

O pronunciamento foi feito após manifestação do vereador Justino da Luz, que informou sobre ofício protocolado pelo Sinsep à Secretaria de Educação, solicitando reunião para iniciar as discussões sobre a aplicação da hora-atividade. Justino sugeriu que seja feito requerimento para que o presidente do sindicato venha a Câmara discorrer sobre a situação da categoria.