Reunião sobre Normativa da Vigilância Sanitária reúne vereadores

308O vereador Amarildo Sarti deseja rever o prazo que determina que os estabelecimentos comerciais de alimentos assados se adequem às regras sanitárias. De acordo com o parlamentar, 30 dias são insuficientes para que os comerciantes adaptem às novas regras. O assunto foi tema de uma reunião ontem, 23, na Câmara de Vereadores.

Para ele, o tempo exíguo e as exigências inibem o empreendedorismo no município. “Os comerciantes precisam de mais tempo”, justifica. Ele citou estabelecimentos com mais de 30 anos que foram notificados pelos fiscais da Vigilância Sanitária e hoje, encontram dificuldades de adaptação às novas regras. Entre elas, estão a colocação dos assadores dentro do estabelecimento e a limpeza da grelha em local onde haja um ralo ligado a rede de esgotos. Os manipuladores deverão estar devidamente paramentados, usando boné ou rede para cabelos, jaleco de cor clara, sapatos fechados e apresentarem atestados de saúde.De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Jackson Alberto Jacobi, a proposta da normativa é redobrar o cuidado para se evitar a contaminação de gêneros alimentícios em estabelecimentos da cidade.

A vereadora Natália Petry explicou que os responsáveis dos estabelecimentos ainda terão 10 dias a contar da data da notificação para cumprir a normativa. “Só depois deverá gerar um auto de infração sanitária que pode resultar na aplicação de penalidades, multas e até mesmo interrupção da atividade”, disse Natália.

Diante da solicitação do vereador Ademar Winter, neste período os fiscais irão orientar comerciantes sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. O objetivo é conscientizar e capacitar proprietários de estabelecimentos comerciais, como restaurantes e bares, quanto ao correto manuseio de produtos alimentícios, evitando a contaminação.