Rincos enaltece projetos para o turismo religioso

Sessão Ordinária 024O vereador Arlindo Rincos (PP) ressaltou na sessão ordinária desta quinta-feira (09/04), projetos voltados aos turismo religioso para o bairro Nereu Ramos. Ele comentou que são três iniciativas que convergem para a implantação do turismo religioso em Jaraguá do Sul. “Estas ações foram apresentadas ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em reunião realizada na quinta-feira (9), no Auditório Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos. Na ocasião a Irmã Edena M. Bittencourt, falou do processo de Beatificação do Pe. Aloísio Boeing. “Os documentos exigidos já estão no Vaticano e a primeira fase está concluída. Agora é preciso comprovação de alguma graça concedida pelo padre. Já tem casos e com fortes indícios de graça alcançada”, adiantou.

Os projetos, disse Rincos, são voltados para a Revitalização do Bairro Nereu Ramos, Preservação do Patrimônio Arquitetônico e o Processo de Beatificação do Pe. Aloísio Boeing.

Sobre a revitalização, o projeto foi elaborado pelo Instituto Jourdan e envolve melhorias na praça central e nas principais ruas do bairro: Henrique Demathe, Luiz Sarti, Júlio Tissi e Albino Zanghelini. “O custo para execução desse projeto exige um investimento de R$ 11 milhões. Reconhecemos que é difícil para a Prefeitura de Jaraguá dispor dessa verba, mas já entrei em contato com parlamentares catarinenses no Congresso Nacional e deputados estaduais da região para indicarem recursos a essa iniciativa”, comentou. Rincos também solicitou aos conselheiros ajuda na captação de verbas junto à iniciativa privada.

Em relação a Preservação do Patrimônio Arquitetônico, foi exposto pelo vereador que a área a ser revitalizada, mais precisamente a Rua Luiz Sarti e adjacências, é onde se concentrada grande parte do casario existente no Centro Histórico de Nereu Ramos. “O estudo alerta que esta parte do bairro está sujeita a transformações, que precisam ser monitoradas para harmonizar o novo com as edificações já existentes e o conjunto da paisagem urbana local”, enfatizou. A proposta leva em consideração o movimento a favor da beatificação do Padre Aloísio Boeing, que, se concretizada, trará um considerável número de turistas.