Rincos relata situação de bombeiros jaraguaenses

Sessão Ordinária 079O vereador Arlindo Rincos usou a tribuna nesta terça-feira (12) durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, para comentar a condição dos bombeiros voluntários e militares do município.

Segundo Rincos, desde a instalação da base dos bombeiros militares na cidade, os bombeiros voluntários enfrentam alguns problemas de relacionamento com a instituição, por conta dos serviços de vistoria e fiscalização realizados pelas entidades. “As reclamações de pareceres distintos sobre uma mesma obra têm gerado desconforto nas corporações e na população, que fica sem saber a quais demandas deve atender”, afirma.

Arlindo conta que no ano que vem os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul completam 50 anos de atuação no município. Destes, 26 são dedicados a área técnica. O vereador ressalta que as ações dos bombeiros não se resumem as vistorias, mas também contam com ações integradas de orientação e conscientização direcionadas a segmentos como empresarial e técnico. “Estas ações acontecem quantas vezes forem necessárias de forma gratuita”, relata.

Além dos pareceres divergentes, a corporação de bombeiros voluntários afirma ainda, conforme Rincos, que se sente desmerecida pelos bombeiros militares. “A equipe é formada por engenheiro, técnicos de segurança do trabalho e estudantes de áreas afins”, explica o vereador destacando a competência dos voluntários. “Estas pessoas também possuem formação para atuarem como bombeiros, conhecem todos os processos desta nobre atividade”, emendou.

O vereador conta que no ano passado, durante uma reunião com prefeito e procurador, foi informado de que quem possui autorização para trabalhar na cidade são os bombeiros voluntários. “Se nós vereadores não tomarmos um posicionamento quanto a este assunto, em alguns anos teremos um problema seríssimo”, alertou.