Secretaria de Saúde presta contas na Câmara

Na noite de ontem, 24, foi realizada uma audiência pública, instituída por Lei Federal nº 12.438, de 6 de julho de 2011, que exige que a Secretaria Municipal de Saúde apresente o relatório das atividades desenvolvidas referentes ao 1º e 2º trimestre de 2011. O secretário municipal de Saúde, Francisco Airton Garcia, apresentou a prestação de contas (segue em anexo).

O vereador Justino da Luz ressaltou a importância das informações apresentadas no balanço. Elogiou a maneira como os dados foram expostos, com clareza e de fácil entendimento. Justino disse que o que mais chamou sua atenção foi o fato de que são poucos os recursos vindos da esfera estadual. A fila de espera das ressonâncias foi uma questão levantada pelo vereador.

O secretário afirmou que as filas hoje estão em uma questão aceitável, em torno de um ou dois meses, e, em casos de emergências, os pacientes são atendidos primeiro. O recurso estadual veio na questão da Farmácia Popular e verba para os dois hospitais do município, valor em torno de R$ 90.000,00, mas admitiu que não há uma participação mais efetiva do Estado.

Ademar Possamai ressaltou que, entre os diversos serviços disponibilizados ,somam-se mais de 80% da população atendida na rede de saúde. “Com isso, temos uma noção de grandeza do que representa e o que movimenta a Secretaria da Saúde em termos de números e valores”, complementou.