Secretário de Saúde apresenta balanço do quadrimestre em Audiência Pública

DSC07838O secretário Municipal de Saúde, Ademar Possamai, apresentou na terça-feira, 27, em audiência pública na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o relatório do 1º quadrimestre da gestão na pasta.

A prestação de contas foi realizada durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Saúde e Assistência Social. O secretário apresentou dados sobre o andamento das atividades, assim como o balanço de consultas, atendimentos e demais procedimentos.

Na atenção básica, por exemplo, o número de avaliações antropométricas (método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global) teve um aumento de 57% relacionado ao quadrimestre de 2013, ou seja, a quantidade de avaliações passou de 16.784 para 26.327. Porém, a consulta pré-natal teve uma baixa de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 3.286 para 2.955.

Já na saúde mental foram realizados, em sua totalidade, 11.163 atendimentos. O CAPS II prestou 6.238, o CAPSad 4.158 e o ambulatório de saúde mental infanto juvenil 767.

No Programa Municipal de controle de DST/AIDS foram realizadas 867 consultas médicas em infectologia para pacientes portadores de HIV e distribuídos 82.930 preservativos gratuitos para a comunidade. O número de faltantes em consultas médicas é de 125 pessoas para o quadrimestre.

Já no Programa de Controle de Zoonoses, para cães e gatos, 61 animais passaram pela triagem e atendimento clínico/cirúrgico. No de Leptospirose nenhum caso foi confirmado e foram distribuídos 1.025 folders para a população.

Ao total, nesse quadrimestre foram aplicadas 62.308 vacinas no Programa de Imunização. A campanha de vacinação é a responsável pelo maior número, atingindo 28.450 pessoas dentro do grupo de risco (pessoas acima de 60 anos; gestantes; crianças de 6 meses a menor de 5 anos; profissionais de saúde; população carcerária; comorbidades (designação de duplo diagnóstico) e mulheres que recentemente tiveram filho).

Ademar Possamai também destacou a inauguração do posto de Saúde Reinholdo Wuerges, no bairro Chico de Paulo como atividade desse quadrimestre.