Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretário de Saúde apresenta balanço do quadrimestre em Audiência Pública

COMPARTILHE

DSC07838O secretário Municipal de Saúde, Ademar Possamai, apresentou na terça-feira, 27, em audiência pública na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o relatório do 1º quadrimestre da gestão na pasta.

A prestação de contas foi realizada durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Saúde e Assistência Social. O secretário apresentou dados sobre o andamento das atividades, assim como o balanço de consultas, atendimentos e demais procedimentos.

Na atenção básica, por exemplo, o número de avaliações antropométricas (método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global) teve um aumento de 57% relacionado ao quadrimestre de 2013, ou seja, a quantidade de avaliações passou de 16.784 para 26.327. Porém, a consulta pré-natal teve uma baixa de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 3.286 para 2.955.

Já na saúde mental foram realizados, em sua totalidade, 11.163 atendimentos. O CAPS II prestou 6.238, o CAPSad 4.158 e o ambulatório de saúde mental infanto juvenil 767.

No Programa Municipal de controle de DST/AIDS foram realizadas 867 consultas médicas em infectologia para pacientes portadores de HIV e distribuídos 82.930 preservativos gratuitos para a comunidade. O número de faltantes em consultas médicas é de 125 pessoas para o quadrimestre.

Já no Programa de Controle de Zoonoses, para cães e gatos, 61 animais passaram pela triagem e atendimento clínico/cirúrgico. No de Leptospirose nenhum caso foi confirmado e foram distribuídos 1.025 folders para a população.

Ao total, nesse quadrimestre foram aplicadas 62.308 vacinas no Programa de Imunização. A campanha de vacinação é a responsável pelo maior número, atingindo 28.450 pessoas dentro do grupo de risco (pessoas acima de 60 anos; gestantes; crianças de 6 meses a menor de 5 anos; profissionais de saúde; população carcerária; comorbidades (designação de duplo diagnóstico) e mulheres que recentemente tiveram filho).

Ademar Possamai também destacou a inauguração do posto de Saúde Reinholdo Wuerges, no bairro Chico de Paulo como atividade desse quadrimestre.