Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretário de Saúde mostra na Câmara relatório do 1º quadrimestre

COMPARTILHE

DSC07375O secretário Municipal de Saúde, Ademar Possamai, apresentou nesta quinta-feira, 06, em audiência pública na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o relatório do 1º quadrimestre da gestão na pasta. A prestação de contas aconteceu, durante reunião da Comissão de Saúde da casa.

Possamai destacou que o setor vem ampliando os investimentos para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento ao cidadão. A ideia do secretário é transformar a cidade como referencia na qualidade do atendimento, mas para isso necessita de investimentos em recursos humanos. Ele salientou a necessidade da contratação imediata de 20 médicos para suprir a demanda.

Para o secretário, a audiência é fundamental para que a sociedade seja informada das ações que são desenvolvidas na área de saúde. “Mais importante ainda é poder discutir, ouvir sugestões dos vereadores sobre como e em que áreas podem melhorar”, acrescentou Possamai.

O relatório

No primeiro quadrimestre de 2013, a Secretária de Saúde aplicou R$ 41.6 milhões, um incremento de 27% comparado a 2012. Essa receita é proveniente de recursos da União, do Estado e do Município para serem destinados à Atenção Básica, Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, DST/Aids e Hepatites, Farmácia Básica, Gestão do Sus, Qualificação da Gestão e outros. De acordo com os dados apresentados, cita-se ainda investimentos em convênios com hospitais Jaraguá e São José, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Sindicato dos Trabalhadores Rurais na ordem de R$ 14.6 milhões.

No primeiro quadrimestre foram registradas 38.294 consultas médicas nos postos em atenção básica, 3.344 com acompanhamento de crescimento e desenvolvimento, 3.285 de pré-natal, 1.190 consultas com atendimento domiciliar e 8.160 consultas de profissionais de nível superior na atenção básica.

A audiência pública dá cumprimento à lei federal de nº 141/12, que dispõe sobre as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde. A norma visa assegurar a transparência e a visibilidade na gestão da saúde. A vereadora Natalia Lúcia Petry preside a Comissão de Saúde que é formada pelos parlamentares Eugênio Juraszek e Jeferson de Oliveira.