Secretário de Saúde mostra na Câmara relatório do 1º quadrimestre

DSC07375O secretário Municipal de Saúde, Ademar Possamai, apresentou nesta quinta-feira, 06, em audiência pública na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o relatório do 1º quadrimestre da gestão na pasta. A prestação de contas aconteceu, durante reunião da Comissão de Saúde da casa.

Possamai destacou que o setor vem ampliando os investimentos para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento ao cidadão. A ideia do secretário é transformar a cidade como referencia na qualidade do atendimento, mas para isso necessita de investimentos em recursos humanos. Ele salientou a necessidade da contratação imediata de 20 médicos para suprir a demanda.

Para o secretário, a audiência é fundamental para que a sociedade seja informada das ações que são desenvolvidas na área de saúde. “Mais importante ainda é poder discutir, ouvir sugestões dos vereadores sobre como e em que áreas podem melhorar”, acrescentou Possamai.

O relatório

No primeiro quadrimestre de 2013, a Secretária de Saúde aplicou R$ 41.6 milhões, um incremento de 27% comparado a 2012. Essa receita é proveniente de recursos da União, do Estado e do Município para serem destinados à Atenção Básica, Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, DST/Aids e Hepatites, Farmácia Básica, Gestão do Sus, Qualificação da Gestão e outros. De acordo com os dados apresentados, cita-se ainda investimentos em convênios com hospitais Jaraguá e São José, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Sindicato dos Trabalhadores Rurais na ordem de R$ 14.6 milhões.

No primeiro quadrimestre foram registradas 38.294 consultas médicas nos postos em atenção básica, 3.344 com acompanhamento de crescimento e desenvolvimento, 3.285 de pré-natal, 1.190 consultas com atendimento domiciliar e 8.160 consultas de profissionais de nível superior na atenção básica.

A audiência pública dá cumprimento à lei federal de nº 141/12, que dispõe sobre as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde. A norma visa assegurar a transparência e a visibilidade na gestão da saúde. A vereadora Natalia Lúcia Petry preside a Comissão de Saúde que é formada pelos parlamentares Eugênio Juraszek e Jeferson de Oliveira.