Sindicatos discutem com vereadores solução para agência de emprego

Representantes das diretorias dos sindicatos dos Servidores Públicos, Vestuários, Químicos, Alimentação e Comércio estiveram reunidos com vereadores na tarde de ontem, 7, na Câmara. Eles atenderam a convite do vice-presidente Francisco Alves para tratar dos problemas de atendimento na agência local do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os sindicalistas colocaram que, em função da situação, há muito tempo já não utilizam dos serviços. As rescisões trabalhistas, disseram, são feitas nos próprios sindicatos. Eles também relataram que os problemas vão além do atendimento, incluem a fiscalização, que praticamente inexiste, e a falta de um médico perito do trabalho, entre outros.

Sobre o pedido de cessão de funcionários para atuarem na agência sugerido pelo vereador, os dirigentes admitem a possibilidade como forma de auxiliar os cidadãos que hoje são prejudicados. No entanto, entendem que as contratações temporárias não vão resolver o problema, de competência do governo federal.

Eles defendem que se faz necessária a realização de concurso público, garantindo a vinda de profissionais efetivos para a agência. Como sugestão, foi tirado como encaminhamento um convite para que o Superintendente Regional do Ministério, Rodrigo Minotto, venha a Jaraguá do Sul para uma reunião envolvendo todas as forças do município.

Posteriormente, aventa-se a possibilidade de viagem a Brasília para, através de uma mobilização organizada, tentar sensibilizar o governo federal sobre a problemática.

Os vereadores Jaime Negherbon e Justino da Luz também participaram da reunião.