Reunião na CEF

Superintendente da CEF virá à Câmara

Ver. Justino e Ver. Francisco em reunião na CEF

Superintendente da CEF virá à Câmara

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roney de Oliveira Granemann, e o gerente geral da agência em Jaraguá do Sul, Donaldo Kobus, participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores.

O encaminhamento foi tirado em uma reunião entre os vereadores da bancada do PT, Francisco Alves e Justino da Luz, com o superintendente e a direção do banco, na manhã desta terça-feira, 1º. Os vereadores foram levar a preocupação com as novas regras da CEF, que passa a exigir pavimentação para imóveis financiados, alvo, inclusive, de uma moção aprovada em fevereiro pela Câmara.

O superintendente esclareceu que se trata de uma medida do Ministério das Cidades, que defende a necessidade de infraestrutura, já que, regra geral, os loteamentos são feitos infraestrutura. Ele também informou que a pavimentação já é obrigatória nos loteamentos novos. “O que se normatizou agora foi a exigência individual”, disse.

A dificuldade, continuou, é com relação aos empreendimentos já existentes. “O problema são os loteamentos anteriores à lei. Daí deve se buscar uma solução pública ou privada”, comentou o gerente geral Donaldo Kobus.

Granemann também informou que houve uma elasticidade no prazo – a regra passa a valer a partir de 20 de junho.  Mas recomenda que as pessoas que não queiram se enquadrar na nova exigência procurem a CEF bem antes, “porque efetivamente não conseguimos finalizar um processo em 30 dias”. Lembrou que todos os trâmites legais e assinatura do contrato devem ocorrer dentro deste prazo.

Os vereadores vão agora protocolar o requerimento formalizando o convite, que deve ser votado nas próximas sessões. Francisco Alves também deve voltar a se reunir com a Associação das Imobiliárias, e convidar seus representantes a acompanhar a sessão. A participação do superintendente e do gerente geral está pré-agendada para o dia 15 de março, terça-feira.