Tribuna Livre lembra Semana da Enfermagem

Sessão Ordinária 114 (1)A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul abriu o espaço da Tribuna Popular na sessão de quinta-feira (14/05), para o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Joinville e Região, Lourival Pizeta, que falou sobre os trabalhos realizados pela instituição, bem como a “Semana da Enfermagem”, comemorada de 12 a 20 de maio.

A semana da enfermagem, segundo Lourival, tem objetivo de prestar homenagem aos profissionais da saúde. Comemorada em todo o Brasil, a passagem marca a importância dos auxiliares, técnicos ou enfermeiros que compõem as equipes médicas e se tornam indispensáveis. “Temos em mente sempre o valor que o médico tem na sua equipe, mas ele não teria sucesso caso não fossem os profissionais da enfermagem”, comenta. O presidente do sindicado destacou a atuação destes profissionais nos centros cirúrgicos, UTIs adultas, pediátricas e neonatais, pronto atendimentos e em unidades básicas de saúde onde lidam diretamente a população. “Em datas festivas quando a maioria está comemorando com a família, eles estão nos hospitais integrando as equipes e trabalhando”, conta reforçando a dedicação daqueles que trabalham com a enfermagem.

Para Lourival, a categoria continua se especializando. “Quando a categoria sindical começou há uns 20 anos, tínhamos 80% do corpo sindical de atendentes, aqueles que ainda não possuem as qualificações totais”, revela. “Hoje, a maioria que está no mercado é formada por técnicos de enfermagem e daqui a alguns anos serão todos enfermeiros”, completa. Ele acredita que a busca por aperfeiçoamento vem da vontade e vocação destes profissionais.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Joinville e Região, Lourival Pizeta, aproveitou o momento para prestar homenagem a três colegas. Amarildo José Ventura, que atua no Pronto Socorro do Hospital Jaraguá, Janete de Fátima Cardoso, que trabalha no hospital São José e na Fundação Pró-Rim, e a enfermeira Cinira Inês, que atua no centro cirúrgico do Hospital São José, receberam placas como celebração de suas histórias profissionais.