Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tribuna Livre lembra Semana da Enfermagem

COMPARTILHE

Sessão Ordinária 114 (1)A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul abriu o espaço da Tribuna Popular na sessão de quinta-feira (14/05), para o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Joinville e Região, Lourival Pizeta, que falou sobre os trabalhos realizados pela instituição, bem como a “Semana da Enfermagem”, comemorada de 12 a 20 de maio.

A semana da enfermagem, segundo Lourival, tem objetivo de prestar homenagem aos profissionais da saúde. Comemorada em todo o Brasil, a passagem marca a importância dos auxiliares, técnicos ou enfermeiros que compõem as equipes médicas e se tornam indispensáveis. “Temos em mente sempre o valor que o médico tem na sua equipe, mas ele não teria sucesso caso não fossem os profissionais da enfermagem”, comenta. O presidente do sindicado destacou a atuação destes profissionais nos centros cirúrgicos, UTIs adultas, pediátricas e neonatais, pronto atendimentos e em unidades básicas de saúde onde lidam diretamente a população. “Em datas festivas quando a maioria está comemorando com a família, eles estão nos hospitais integrando as equipes e trabalhando”, conta reforçando a dedicação daqueles que trabalham com a enfermagem.

Para Lourival, a categoria continua se especializando. “Quando a categoria sindical começou há uns 20 anos, tínhamos 80% do corpo sindical de atendentes, aqueles que ainda não possuem as qualificações totais”, revela. “Hoje, a maioria que está no mercado é formada por técnicos de enfermagem e daqui a alguns anos serão todos enfermeiros”, completa. Ele acredita que a busca por aperfeiçoamento vem da vontade e vocação destes profissionais.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Joinville e Região, Lourival Pizeta, aproveitou o momento para prestar homenagem a três colegas. Amarildo José Ventura, que atua no Pronto Socorro do Hospital Jaraguá, Janete de Fátima Cardoso, que trabalha no hospital São José e na Fundação Pró-Rim, e a enfermeira Cinira Inês, que atua no centro cirúrgico do Hospital São José, receberam placas como celebração de suas histórias profissionais.