Vereador aponta problemas estruturais no condomínio do Rio da Luz

DSC07676O vereador Jeferson de Oliveira voltou a abordar na sessão de ontem, 22, os problemas nos condomínios habitacionais, construídos pelo programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, em Jaraguá do Sul.  Desta vez, ele apontou problemas estruturais no condomínio residencial Silvana Cleide Martins, no Rio da Luz.

O parlamentar apontou, através de imagens, vícios construtivos nos  apartamentos, como rachaduras, remendos fora das normas técnicas, drenagem insuficiente. Ele também relatou sobre problemas construtivos deste empreendimento, como inundações, apartamentos sem pisos e ausência de aparelhos sociais nas proximidades, como creche, escola e posto de saúde. “Não podemos fechar os olhos para mais esse problema”, disse.

O parlamentar propôs adoção de medidas fiscalizatórias para garantir que as normas técnicas sejam cumpridas. Entre elas, instituir uma junta, composta de engenheiros, técnicos em edificações, vereadores e bombeiros, para fiscalizar novamente a obra. A intenção do parlamentar é fazer um trabalho de cooperação em conjunto com o Ministério Público e Ministério das Cidades para encontrar uma solução para este problema. “Precisamos resolver isso antes que as famílias ocupem o imóvel”, disse Jeferson de Oliveira.

Nesta semana, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, e a Caixa Econômica Federal promoveram a entrega das chaves as famílias selecionadas para morar neste empreendimento.

Localizado na rua Pastor Alberto Schneider, no Rio da Luz, o condomínio tem 80 apartamentos de 49m² (dois quartos, banheiro, sala e cozinha). O residencial  também conta com salão de festas, guarita, quiosque e estacionamento com uma vaga por unidade habitacional, totalizando 4,5 mil metros de área construída em um terreno de 11 mil metros quadrados, cedido pela prefeitura jaraguaense.