Vereador apresenta panorama das multas

O vereador Pedro Garcia apresentou ontem, 21, na sessão, um levantamento sobre as notificações de trânsito no município. O trabalho foi feito a partir da solicitação de munícipes que questionam a quantidade de pardais e controladores de velocidade implantados, elevando o número de multas.

Conforme o vereador, enquanto em 2011 foram registradas 39 mil multas, no ano passado o número saltou para 101 mil. A via campeã é a Rua José Theodoro Ribeiro, com 7232 notificações em 2012. Outra que registra uma grande quantidade de infrações é a Avenida Pref. Waldemar Grubba, com 4492 notificações no ano de 2011. Os dados foram fornecidos pela Diretoria de Trânsito da Prefeitura e Polícia Militar.

“A pergunta que se faz é se houve diminuição no número de acidentes após a colocação dos redutores de velocidade”, argumentou Garcia, considerando o aumento populacional e da frota de veículos. A defesa do vereador é que os recursos arrecadados sejam aplicados em campanhas educativas de trânsito em caráter permanente.

Outra necessidade, avaliou, é intensificar a fiscalização, informando a proximidade com as lombadas eletrônicas, que em muitos casos pegam os motoristas de surpresa. Ele comentou que em vias onde o limite de velocidade é 60 km/h, no radar, em razão da presença de uma escola, por exemplo, os carros não podem passar acima dos 40 km/h. “E isto contribuiu para o aumento das multas”.

Além disto, Pedro Garcia informou que o município paga um aluguel mensal de R$ 4,3 mil por controlador de velocidade. “É justo?”, questionou, informando que em dezembro o contrato com a empresa licitada foi prorrogado por mais um ano, elevando em 7,22% o valor do aluguel.

O vereador Jair Pedri defendeu uma revisão dos contratos de concessão vigentes. Ele também disse que fará um pedido de informação para ter acesso aos dados oficiais e a partir deles planejar a atuação parlamentar. “São debates que esta Casa não pode deixar de fazer”, avaliou. O vereador Jeferson de Oliveira parabenizou Garcia pela iniciativa que, entende, trará um resultado positivo para a comunidade.