Vereador Arlindo incentiva a volta das hortas comunitárias

DSC07324O bairro Jaraguá 99 deverá ganhar, em breve, uma horta comunitária. A iniciativa é do vereador Arlindo Rincos, em parceria com a Associação de Moradores e Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura. A área utilizada, um terreno de propriedade da Eletrosul, embaixo da rede elétrica, onde anteriormente crescia o mato livremente e servia muitas vezes de proliferação de ratos, moscas e outros insetos, será utilizado para o cultivo de hortaliças e hortifrúti que irá beneficiar aproximadamente 20 famílias do bairro.

Na manhã de hoje, 06, o parlamentar, em conjunto com o morador Valdir Cristovam, visitou a área, que está sendo preparada. “Por meio do cultivo de hortaliças e plantas medicinais, a dieta alimentar das comunidades pode ser melhorada, além de possibilitar a redução de gastos com medicamentos”, explica Rincos.
Ele salienta que a proposta é beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, selecionadas pela Associação de Moradores, para que possam não somente se beneficiar com uma alimentação saudável, mas promover renda. “Produzir alimentos tem vários tipos de ganhos: faz bem para economia, saúde e mente. Principalmente entre os idosos”, lembrou o legislador, ressaltando que a horta os resgata do ostracismo, de ficar o dia todo em frente a televisão, a medida que começam a trabalhar com a natureza.
A ideia do parlamentar é encontrar outras áreas urbanas que ainda estejam inutilizadas e fechar parcerias com os proprietários para o uso agrícola. Quem cultiva as hortas são os próprios moradores dos arredores e a Secretaria de Agricultura disponibiliza todos os materiais necessários para a implantação, desde a estrutura (alambrado), além de ferramentas, orientação técnica, maquinário para a preparação de canteiros, adubação e, no primeiro ano, as mudas depois as sementes.