Vereador avalia debate sobre reforma política

Vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

O vereador Jean Leutprecht esteve em Brasília nos dias 10, 11 e 12 participando da Concentração para a Reforma Política, na Câmara dos Deputados. Na sessão desta quinta-feira, 12, ele fez um relato da sua ida a capital federal.

Segundo ele, o Senado aprovou propostas que agora vão ser encaminhadas à Câmara de Deputados. “Existem algumas situações que são banais, de consenso dos parlamentares, como é o caso da questão das datas de posses, suplências de senador, que não interfere como um todo. O que mais interfere é a questão do voto”, comentou.

O vereador disse que existem propostas de partidos sobre eleição como, por exemplo, o eleitor votar não mais no candidato, mas sim na legenda do partido. Outras questões discutidas foram a extinção das coligações partidárias para partidos maiores e a questão do financiamento público para as campanhas eleitorais se tornarem igualitárias. Segundo ele, dificilmente todo texto da reforma política será colocado em votação.

Leutprecht acredita que os poucos itens destacados dificilmente levarão para uma mudança nas eleições, pois o debate já dura mais de 20 anos e as mudanças precisam ser votadas até o final de setembro para entrar em vigor na próxima eleição.

“É uma pena que o país esta discutindo um assunto tão relevante, mas os interesses não só dos políticos, mas externos, nacionais e internacionais acabam interferindo. Isto preocupa nessa questão específica da Reforma Política, porque muito se fala, mas infelizmente, volto com a impressão de que pouco será feito. E agora vamos ver como fica daqui pra frente esse encaminhamento”.