Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador comenta barragem no bairro três rios do norte

COMPARTILHE

Sessão Ordinária 079O vereador Arlindo Rincos utilizou o espaço da Palavra Livre durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (12/06) para comentar o andamento das obras na ponte da Rua Helmuth Manske no bairro Três Rios do Norte. Rincos verificou a execução dos trabalhos da obra, que era uma reivindicação antiga da comunidade. Em conversa com moradores da região, recebeu pedidos para que intercedesse junto a administração em relação a uma barragem existente no local. A justificativa é que a barragem causa transtornos durante as chuvas fortes.

Arlindo conta que a proprietária de um terreno vizinho mostrou fotos das últimas cheias para comprovar que a água invadiu a casa dela. A barragem seria uma das condições que influenciam nos alagamentos das casas da rua. Segundo o vereador, responsáveis pelo patrimônio histórico de Jaraguá do Sul foram chamados para averiguar a situação já que a estrutura é tombada. A ideia é que com as obras da ponte, pelo menos uma abertura na barragem fosse executada. “Eles afirmam que existe um impedimento e não poderia acontecer desta forma”, explica.

Rincos garante que fará uma indicação para a administração tomar as providências necessárias o mais rápido possível. “Essa barragem também contribui para o assoreamento do local”, revela. Para o vereador é complicado afirmar que a estrutura seja patrimônio histórico quando causa transtornos tão grandes para a população. “É uma pilha de tijolos que eram usados para geração de energia de uma tafona”, conta. Para o vereador Eugênio Juraszek, a tafona deveria estar em funcionamento para ser considerada patrimônio histórico. “Quando se tomba algo tem que ser em sua totalidade”, declara.

A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, lembra que em 2013 uma comissão para discutir a lei de patrimônio do município foi criada. Segundo ela, a intenção era conter os exageros que são cometidos com relação a valorização histórica da cidade. “Sou sempre favorável a preservação da memória e da história, mas tudo com coerência”, garante. Natália considera que existe necessidade de preservar uma estrutura que não pode ser vista. “Para ver a obra a pessoa tem que se jogar dentro do ribeirão”, brinca. Ela encerrou pedindo que os conselheiros do Conpham, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, tenham mais coerência em suas escolhas.