Vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

Vereador contesta declarações sobre a pista de atletismo

Vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

A notícia veiculada na imprensa (jornal O Correio do Povo) de que a pista de atletismo está sob alvo de investigação através de inquérito aberto na Prefeitura, foi abordada pelo vereador Jean Leutprecht na tribuna, sessão desta terça-feira, 4. Na semana passada, o vereador, ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes, teve aprovado pelo plenário requerimento convidando o procurador geral do município, Mário Sérgio Peixer Filho, e o controlador geral, Mário Lenke, para discorrer na Câmara sobre processos administrativos internos, sindicâncias, suspensões e outras situações administrativas, de janeiro de 2009 até 31 de março último.

Um dos assuntos, disse Leutprecht, diz respeito à pista de atletismo, segundo ele uma doação do Ministério do Esporte, “mas a cobertura não funcionou”. Na reportagem, o controlador geral afirma que a obra não tem assinatura de responsável técnico. O vereador contestou. “A obra tem que ter responsável. O Marcus Alessi é o fiscal da Prefeitura. Ele não tem responsabilidade sobre a obra. Não é ele que assina”, disse Leutprecht, sobre informação contida na matéria.

O vereador também comentou o fato de o patrimônio público – centro esportivo – estar abandonado, segundo diz Lenke à reportagem. “Nesta administração isto não é novidade. Temos uma Arena abandonada, o ginásio Arthur Müller abandonado, e o Centro Esportivo. Nem vou entrar em outras áreas”, criticou, acrescentando que “esta administração não dá conta nem de cortar mato. E isto não é problema da borracha (da pista)”.

Jean Leutprecht também comentou sobre outra abordagem que lhe chamou atenção na reportagem, quando diz que o Programa Segundo Tempo não está sendo investigado por inquérito administrativo. Porém, o assunto está a cargo da Delegacia de Polícia, pelo desaparecimento da prestação de contas do programa. “Os documentos que esta administração não cuidou, e tem como dever e obrigação zelar por ele”, continuou, informando que mês passado esteve em Brasília, quando recebeu informação de que os projetos do programa foram arquivados e seriam reenviados até o final de março para ser votado em sessão do Ministério agora no início de abril.

Na reportagem, o controlador do município, Mário Lenke, informa que foi registrado um boletim de ocorrência. Leutprecht disse que quer ver a data deste BO, porque, segundo ele, os vereadores cansaram de ser chantageados  por pessoas que diziam ter documentos. “Naquela época tinha documento, agora não tem mais”.

Para ele, se o BO foi feito no começo de 2009, “alguma coisa está errada”, uma vez que o assunto só veio à tona agora. “A irresponsabilidade é desta administração. Quero que alguém me prove o contrário. E se sumiu, alguém deve ser responsabilizado. E aí quero ver a controladoria abrindo processo administrativo. Isso vou cobrar aqui quando da vinda do controlador, porque é um desleixo com a coisa pública”, afirmou.

REUNIÃO NA FUNDAÇÃO

Na tribuna, o vereador convidou o líder de governo, Ademar Possamai, o presidente e demais vereadores, além da imprensa, para o acompanharem em reunião com o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Márcio Feltrin, na manhã desta quarta-feira, 6. A reunião não foi pré-agendada.

Segundo Leutprecht, a intenção é esclarecer as informações publicadas no jornal. “Se na frente do jornalista o presidente disser que não falou o que está no jornal, aí eu quero retratação”, afirmou.

O vereador foi até a Fundação nesta manhã, mas o presidente não estava lá. Segundo Leutprecht, em contato telefônico o líder de governo ficou de agendar o encontro, possivelmente para amanhã de manhã.