Vereador destaca criação de Frente Parlamentar

vereador Justino da Luz (PT)

O vereador Justino da Luz prestigiou, na manhã desta terça-feira, 23, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora pela Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado Neodi Saretta (PT), que fez o convite ao vereador.

“Nesta Casa já houve um debate neste sentido, e este momento é oportuno para que a partir de agora possamos implementar esta Frente, que vai acompanhar de perto e cobrar dos novos legisladores iniciativas neste sentido”, comentou o vereador, informando que, juntamente com a Frente, foi criado um grupo de trabalho com um representante de cada central sindical, federações, movimentos sociais e representantes governamentais para o auxílio na elaboração de políticas públicas.

A Frente Parlamentar tem como objetivos apoiar, incentivar e assistir aos estudos relativos à defesa e saúde dos trabalhadores no Estado. De acordo com o deputado Neodi Saretta, nem sempre o trabalhador possui informações sobre os riscos que vai correr em seu ambiente de trabalho. Dados do Ministério do Trabalho informam que mais de 250 tipos de doenças estão relacionados às condições do ambiente laboral.

A Frente buscará a elaboração de propostas para uma política estadual de saúde que tenha como objetivo a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. As ações na área serão voltadas à formulação e implementação de políticas de proteção à saúde, visando à redução e eliminação do adoecimento e morte resultantes das condições, dos processos e dos ambientes de trabalho, bem como o aprimoramento da assistência à saúde dos trabalhadores.

Com informações do Portal Alesc