Vereador destaca os dez anos do Bolsa Família

DSC06864Na sessão de ontem, 17, o vereador João Fiamoncini destacou os dez anos do Programa Bolsa Família, completados neste mês de outubro. Segundo ele, desde 2003, foram 50 milhões de pessoas que passaram a viver com dignidade e conquistaram uma vida melhor.

“São 36 milhões de brasileiros que saíram e se mantêm fora da pobreza extrema. Hoje, quase 14 milhões de famílias recebem o benefício, ou seja, quase 50 milhões de pessoas”, informou o vereador, acrescentando que o investimento este ano é de R$ 24 bilhões, que corresponde a 0,46% do PIB.

Outro dado citado por Fiamoncini, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é que desde a criação do Bolsa Família quase um milhão e 700 mil famílias beneficiadas deixaram o programa. Isto representa 12% do total. “Ou seja, eles aumentaram sua renda familiar e declararam ao governo que ganhavam mais de 140 reais por pessoa, renda máxima para conseguir o benefício”, disse.

Conforme o parlamentar, nestes dez anos o Bolsa Família foi ampliado e hoje é o maior programa de transferência de renda do mundo. “Cada um real adicionado ao programa gera um crescimento de um real e 78 centavos ao PIB. Portanto, este é o programa que dá maior retorno à economia brasileira”, afirmou.

Para Fiamoncini, o Bolsa Família gasta pouco e faz muito em redução de desigualdade. “O Brasil fez 25 anos em cinco. É o benefício mais econômico para fazer a economia girar, em termos de consumo, porque precisa de pouco incentivo para andar muito”, continuou. Segundo ele, quando analisado o consumo das famílias, cada R$ 1 do Bolsa Família devolve à economia R$ 2,40.

“Parabéns então ao governo federal, ao ex-presidente Lula e a presidenta Dilma, por terem implantado esta importante política pública, que junto com outros programas está mudando a cara do Brasil para melhor”, finalizou.