Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador fala sobre ciclofaixas

COMPARTILHE

Sessão Ordinária (33)Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (10/03), o vereador Jeferson de Oliveira utilizou a tribuna para questionar a forma que o setor de trânsito define a aplicação de ciclofaixas na cidade. Ele comentou que foram feitas novas áreas para ciclistas na Rua 13 de Maio, no bairro Czerniewicz, em frente as escolas que estão localizadas naquela via e confudem as pessoas.

Ele comparou que na Rua Marechal Deodoro, as ciclofaixas estão no lado esquerdo e não causam risco para os alunos, pais e pedestres que passam por aquela região. “Queremos entender os critérios, pois a Rua 13 de Maio é uma área de grande movimento e os pais que chegam para buscar seus filhos precisam parar do outro lado, atravessar a rua e assim buscar o aluno. É uma situação de risco que precisa ser revista”, complementou.

Oliveira também leu recebeu carta de uma mãe que tem filho no Centro de Educação Infantil Dente de Lei, localizado naquela via. Na carta ela diz que “é um absurdo fazer ciclovia em frente as escolas” e pergunta, “porque não colocam então para o outro lado da rua? Como faremos com nossas crianças em dias de chuva? Onde fica a segurança que devemos ofertar a elas?”. No texto afirma ainda que “esta ciclofaixa está indo contra o direito delas que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na própria Constituição Federal. Pois a lei é clara em seu art. 227 da Constituição, que diz ‘é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão’”.

O parlamentar disse que não há sinalização naquele local e comentou que esta situação não fere e coloca em risco apenas as crianças e os adolescentes, mas homens, mulheres e jovens que utilizam desta via para trabalhar e estudar. “É preciso rever como está se definindo a aplicação destas faixas para ciclistas, e quando decidirem, que avisem destas alterações, que seja também sinalizado para que todos saibam o que está acontecendo”, finalizou.