Vereador homenageia Arduino Piccoli com nome de rua

IMG_7589Os vereadores aprovaram em 2ª votação, na sessão de ontem, 02, o projeto de Lei nº 167/2014, de autoria do vereador Jair Pedri, que denomina a Servidão nº 502, localizada no bairro Baependi, de Arduino Piccoli. Segundo o parlamentar, busca homenagear uma pessoa com envolvimento social, exemplo de honestidade, trabalho e amor a família.

Na tribuna, Jair Pedri contou a história do homenageado que nasceu em 20 de dezembro de 1920, em Jaraguá do Sul. Enquanto criança, trabalhou com os pais na lavoura e aos 8 anos ingressou na escola fundamental organizada por seu pai, Alexandre Piccoli.

Aos 19 anos, Arduino deixou a lavoura para trabalhar como auxiliar de pedreiro. Sua primeira obra foi a construção da casa do próprio pai, realizando assim um sonho da família. Na primeira noite na casa nova, o patriarca faleceu.

Aos 21 anos, serviu o Exército no Rio de Janeiro e ao retornar a cidade, tornou-se carpinteiro. Em 1950 casou com Hilda Leithold Piccoli com quem teve dois filhos Valburgues Salete e Valmor José Piccoli. “Com muito esforço, ele conseguiu comprar uma lixadeira de assoalhos e assim conquistou muitos clientes e ficou conhecido como Piccoli lixador”, contou o vereador, explicando que o homenageado prestou serviços para o Colégio São Luís, Hospital São José e para o Seminário de Corupá.
Por mais de uma década, Arduino e sua esposa participaram ativamente do grupo de Idosos Zélia Schmitt Haffermann. Ele faleceu em 19 de abril de 2011, aos 90 anos.