Vereador Jocimar solicita melhorias na Tifa Martins

GE DIGITAL CAMERAMoradores do loteamento Corupá, na Tifa Martins, reclamam da situação precária da localidade. As dificuldades vão desde ausência de asfalto com estradas visivelmente desgastadas que dá espaço a poeira, falta de obras emergências de drenagem e saneamento básico que em dias chuvosos prejudicam ainda mais a infraestrutura do loteamento, resultando em áreas alagadas e muita lama.

Alguns deles já contabilizam prejuízos causados pela invasão da água nas residências e clamam por apoio. Nadir Rodrigues Siqueira conta que o problema se agravou com a instalação de duas casas do Instituto Ressoar em área de reserva verde. Ela lembra que em dias chuvosos precisa driblar as poças d’água e se arriscar em meio a água suja. “Sabemos que foi um benefício para as famílias, mas precisamos resolver os problemas existentes agora”, protestou.

Por conta da situação, eles recorreram ao vereador Jocimar de Lima para pedir auxílio. Em conjunto com secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Antônio Marcos da Silva (Déga) e assessores, o parlamentar percorreu várias ruas, ouviu dos moradores e sugeriu obras.

Feitas em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), as casas foram doadas pelo instituto para servir de nova morada aos mais atingidos pelos deslizamentos de novembro de 2009, no período da catástrofe que deixou 155 famílias desabrigadas em Jaraguá do Sul. Como foram construídas emergencialmente, apresentam problemas como ausência de drenagem e saneamento.

Valnete Maria Stinguem conta que diversas ocorrências foram registradas na Ouvidoria da Prefeitura. “Fica um jogando a responsabilidade para o outro”, disse. Déga garantiu que o problema será resolvido. “Vamos realizar uma ação conjunta com a secretaria de Obras para ajudar esses moradores”, confirmou o secretário.