Vereador lamenta não aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2010

Vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

O vereador Jean Leutprecht (PC do B) criticou na tribuna a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de não aplicar a Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. Para ele, a decisão “vem entristecer a classe política do nosso país. Havia uma esperança de renovação, que infelizmente não aconteceu”.

Leutprecht reproduziu as declarações da ministra Ellen Gracie, um dos cinco votos favoráveis à produção de efeitos de inelegibilidade no pleito do ano passado. “A inelegibilidade não é nem ato nem fato do processo eleitoral. O sistema de inelegibilidade é uma desqualificação de algumas pessoas que a Constituição Federal atribui, limitando-lhes o exercício do direito de serem votadas”, resumiu.

Por fim, o vereador solicitou que a Câmara envie uma moção de apelo ao Judiciário. “Costumam jogar para nós (Legislativo) a questão da legalidade. Quando não interessa muito, vão para a moralidade. É muito fácil falar da casa dos outros”, criticou, referindo-se a postura de órgãos ligados ao Judiciário contrários ao aumento de vagas no Legislativo.