Leutprecht foi a Caxias do Sul conhecer projetos

Vereador propõe fórum para debater lixo

Leutprecht foi a Caxias do Sul conhecer projetos

O vereador Jean Leutprecht (PC do B) fez um relato sobre a viagem ao município de Caxias do Sul, onde esteve na última semana para conhecer o projeto de aproveitamento, destinação, produção e distribuição do lixo. Ele apresentou um vídeo sobre os trabalhos, a cargo da Codeca, uma empresa de economia mista, a exemplo da Codejas de Jaraguá do Sul.

Segundo o vereador, a cidade tem cerca de 500 mil habitantes e controle total sobre o lixo produzido, da ordem de 340 toneladas de orgânico e 70 de reciclado por dia. Para Leutprecht, é possível que sistema semelhante seja implantado no município, senão neste no próximo governo. Ele também informou que Caxias conta com mais de 25 programas de educação ambiental, um deles para troca de materiais recicláveis por alimentos.

No segundo semestre, o vereador disse que será realizado um fórum em Jaraguá do Sul para debater a questão do lixo e assuntos correlatos de forma regional. Leutprecht também disse que vai propor a criação de uma comissão especial na Câmara para tratar do tema.