Vereador sugere isenção de IPTU e água

Vereador José Osório de Ávila (DEM)

As demandas relacionadas às últimas chuvas foram alvo de proposições na sessão desta terça-feira, 8. Exemplo foram as indicações de autoria do vereador José Osório de Ávila (DEM), aprovadas por unanimidade.

Na primeira, o vereador solicita a isenção da cobrança da fatura de água, no próximo vencimento, das famílias cujas residências foram alagadas pelas recentes enxurradas. Ou, como alternativa, Ávila sugere que a fatura de água do mês de janeiro seja cobrada “não pelo valor alto que consumiu a mais para fazer a limpeza dos imóveis e sim pelo valor médio dos últimos seis meses”.

Em outra indicação, o vereador solicita a isenção da cobrança do IPTU de 2011, da mesma maneira para todas as famílias cujas residências foram atingidas pelas chuvas.  Outra sugestão é que a isenção se dê para famílias de média e baixa renda (classes C1, C2, D e E) pelo critério de renda familiar. Ou seja, somados os rendimentos salariais de todas as pessoas que moram em uma mesma residência, se os rendimentos ficarem nos seguintes valores: Classe Social C1, de R$ 1.463,70 a R$ 2.468,40; C2, de R$ 892,50 a R$ 1.463,70; D, de R$ 591,60 a R$ 892,50; Classe E, de R$ 336,60 a R$ 591,60.

“Esta Casa aprovou um projeto que dá direito ao município pagar o aluguel, mas temos pessoas atingidas que não pagam aluguel, e o imóvel foi danificado”, justificou Ávila.