Vereador vai conhecer projeto de aproveitamento do lixo

O vereador Jean Leutprecht (PC do B) e o chefe de Gabinete, Cláudio Tubbs, viajam este mês para a cidade gaúcha de Caxias do Sul, onde vão conhecer o projeto para aproveitamento, destinação, produção e distribuição da energia a partir do lixo. O projeto de resolução autorizando a viagem, dos dias 21 a 23 de março, foi aprovado pelo plenário na noite desta quinta-feira, 10.

Leutprecht vai participar de uma reunião com a diretoria da Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul), com o propósito de buscar auxílio para implantação de modelo semelhante em Jaraguá do Sul. O vereador pretende dar continuidade a trabalho iniciado ano passado, quando participou do Seminário da Consciência Ambiental, promovido pela Câmara de Vereadores de Joinville.

Vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

E, em decorrência da participação no evento, trouxe para a Câmara de Jaraguá do Sul a palestra “Lixo Zero – Revolução pela Consciência” e o “Espaço Recicle”, um projeto para coleta e conscientização sobre a destinação corretas dos resíduos.

Na tribuna, Leutprecht informou que, coletadas as informações, a intenção é promover um fórum de debates este ano na Câmara, para discutir a questão do meio ambiente e do lixo por dois ou três dias, envolvendo toda a microrregião. “Não podemos mais falar somente em Jaraguá do Sul, sem contar com os municípios da região. Por isto estamos buscando subsídios junto de outros vereadores. Estamos pagando um preço muito alto, não só pelo lixo, mas pelo prejuízo ao meio ambiente”, discursou.

Ele citou o envolvimento do vereador Amarildo Sarti (PV) com o tema, que também vem buscando informações para contribuir com a discussão. “Tenho conversado bastante com a prefeita. Nos últimos dias trouxemos uma pessoa para tratar especialmente disto. Procuramos fazer com que esta pessoa se apropriasse das informações sobre Jaraguá do Sul e se disponibilizasse a estudar o problema da região. O entendimento da prefeita tem sido muito bom no sentido de propiciar debate e fazer com que este problema tenha solução”, comentou.

Projeto VLT do Cariri

Possamai integra comitiva à cidade de Cariri, no Ceará

O vereador Ademar Possamai (DEM) vai compor a equipe técnica e empreender viagem a cidade de Juazeiro do Norte (CE), no período de 24 a 26 de março. O projeto autorizativo foi aprovado pelo plenário na sessão desta quinta-feira, 10. O vereador vai conhecer o projeto do VLT do Cariri – Integração Sobre Trilhos, e visitar a Empresa Bom Sinal, responsável pelo referido transporte urbano em massa.

A ida é decorrência de convite feito pelo coordenador da Câmara Temática Integração sobre Trilhos, engenheiro Luiz Antonio Negri, que participou de sessão da Câmara no mês passado. A iniciativa envolve o ProJaraguá, Aeajs e Crea, além de Prefeituras da região. A proposta é utilizar a malha viária para implantação de um transporte sobre trilhos, em trecho de 23 quilômetros, do bairro Nereu Ramos, até a Caixa D’Água, em Guaramirim.